Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ONU alerta que vacinas contra febre amarela podem acabar em 2010

ONU alerta que vacinas contra febre amarela podem acabar em 2010
26/05/2009 13:00 -


     

        

 

As principais organizações de saúde advertiram hoje que se não houver mais financiamento para aumentar a reserva global, as vacinas contra a febre amarela estarão esgotadas em 2010, deixando milhões de pessoas com risco de contrair a doença.

Se as vacinações não continuarem, 150 milhões de crianças e adultos na África continuarão expostos a essa doença, especialmente em Benin, Serra Leoa, Nigéria, Libéria, Guiné, Gana e Costa do Marfim, como assinalou o Grupo de Coordenação Internacional para a Provisão de Vacinas contra a febre amarela.

 

Dele fazem parte OMS, Médicos sem Fronteiras (MSF), Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) e Unicef.

A população de cinco dos 12 países mais vulneráveis à doença (Togo, Mali, Senegal, Burkina Fasso e Camarões) já está protegida graças às vacinações patrocinadas pelo Fundo Financeiro Internacional para a Imunização (IFFI).

 

A febre amarela, causada por um vírus transmitido pelos mosquitos, é endêmica nas regiões de selva, onde a OMS calcula que se produzem perto de 206 mil casos e 52 mil mortes ao ano.

 

Com informações da Agência Brasil

Felpuda


Alguns políticos estão se aproveitando deste momento preocupante de pandemia para sugerir projetos oportunistas que, em alguns casos, são de resultados extremamente duvidosos. O mais interessante – para não dizer outra coisa – é que se for analisado o desempenho normal dessas figuras, verifica-se que essa preocupação toda nunca esteve no topo das suas prioridades. Ano eleitoral é assim mesmo. Lamentável!