sábado, 21 de julho de 2018

Luto

Ônibus bate com carreta e mata 26 pessoas em SC

5 MAR 2011Por G1 e Terra13h:39

Santo Cristo, no Rio Grande do Sul, e as cidades vizinhas, como Santa Rosa e Porto Vera Cruz, estão se mobilizando para identificar as vítimas do acidente ocorrido na madrugada deste sábado (5) de carnaval e dar apoio às famílias que ficaram na cidade. Até as 10h40, 26 mortes estavam confirmadas pela Polícia Rodoviária Federal e pelo hospital para onde foram encaminhadas as vítimas.


Os passageiros do ônibus que bateu em um caminhão que transportava madeiras na BR-282, na região de Descanso, Oeste em Santa Catarina, eram, na sua maioria da comunidade Linha Salto, localidade do interior de Santo Cristo. “São diversas famílias, e morreram alguns casais”, diz Adelaine Catarina Sezer, primeira-dama e vereadora do município.


A prefeitura de Santo Cristo decretou luto facultativo por três dias. O prefeito da cidade, José Luís Sezer, seguiu de avião para o local do acidente, acompanhado de outras autoridades, como o secretário de saúde e o delegado de polícia.


Perto das 11h30, a vereadora e o vice-prefeito, Aloísio João Reis, seguiam para Linha Salto. “Os familiares estão concentrados no pavilhão da Sociedade Esportiva Tiradentes”, disse Adelaine. “Encaminhamos equipes e ambulâncias para dar assistência, porque muitas pessoas passaram mal. A polícia está dando assistência no trânsito, porque há uma grande concentração de pessoas no local.”

O pavilhão deve abrigar um velório coletivo. Santo Cristo tem 14.349 habitantes.
O ônibus seguia para Marechal Cândido Rondon, Oeste do Paraná, onde parte dos passageiros participaria de um evento esportivo de bolão – um esporte típico da região e semelhante ao boliche.
 

A prefeitura de Santo Cristo enviou um caminhão com câmara fria para fazer o traslado dos corpos, mas ainda não há previsão da chegada das vítimas a Linha Salto. “Estamos tendo auxílio do prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, e da prefeita de Porto Vera Cruz, Vanice de Matos, que inclusive tinha parentes no ônibus”, relata Adelaine.
 

Os feridos foram encaminhados para hospitais da região em que ocorreu o acidente. Cinco feridos foram transferidos para o Hospital São Miguel, em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina. De acordo com a instituição, todos estavam conscientes e nenhum deles corria risco de morte.
 

O Hospital Regional do Extremo Oeste Terezinha Gaio Basso, também em São Miguel do Oeste, recebeu 16 pacientes. Às 10h40, a instituição informou que 12 deles passavam bem, mas 4 haviam falecido. Com isso, o número de mortos no acidente subiu para 26.

Histórico


Em outubro de 2007, outra tragédia aconteceu na mesma BR-282, também perto de Descanso, matando 27 pessoas. Na ocasião, um ônibus que viajava de Chapecó (SC) para São José do Cedro (SC) com cerca de 40 pessoas chocou-se com uma carreta.
 

O ônibus e a carreta atingiram outro caminhão, e os três veículos caíram em uma ribanceira. Duas horas depois, outro caminhão acabou atingindo os veículos parados na pista, inclusive as equipes de resgate.

 

Lista dos Passageiros

1. Adelmo Miguel Kraemmer 
2. Alceu Jose Kraemmer 
3. Alcides Kraemmer
4. Aline Hammes 
5. Almiro Jose Maders 
6. Antonio Sessi
7. Ari Weimer
8. Charles Esiquel Kraemmer
9. Claudino João Bocorni
10. Claudio Schuster
11. Clovis Luis Schuster
12. Dionisio Frohlich
13. Eloi Bocorni
14. Euclides João Meinerz
15. Fernando Luis Diel
16. Ildo Jose Schmidt
17. Jair Dos Santos
18. Jilvani Dos Santos
19. João Irineu Bamberg
20. João Marcelo Da Silva
21. Jose Lauri Schuster
22. Jussara Lamel Dos Santos Schuster
23. Keli Regina Kraemmer
24. Laurindo Miguel Artus
25. Leonardo Weimer
26. Liane Lucia Loebens Bocorni
27. Magnus Joel Schmidt
28. Maikel Jose Schmidt
29. Marcelo Luiz Seger 
30. Maria Teresinha Eich da Silva 
31. Marilei Ester Escher 
32. Marlene Puhl Bocorni 
33. Marli Angela Ickert 
34. Marlise Schmidt 
35. Moacir Jose Kramer 
36. Nivea Andreia Lisenfeld
37. Nolar Odilo Loebens 
38. Paulo Cezar Bocorni 
39. Rosangela Klein Schuster 
40. Senir Maria Loebens Schmidt 
41. Sidinei Rodrigo Kensy 
42. Silvino Diel 
43. Vandeerlei Jose Kuhn 
44. Wilibaldo Reichert  

Leia Também