Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, segunda, 21 de janeiro de 2019

REMANESCENTE

Onevan pode ser o 'último dos moicanos' da Constituinte

7 JUL 2014Por FAUSTO BRITES10h:00

O deputado Onevan de Matos tentará mais um mandato. Se conseguir a vitória nas urnas em outubro, será o "último dos moicanos'' dos 18 parlamentares que formaram a Assembleia Constituinte e escreveram a Carta Magna do então recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul.

Atualmente, apenas Londres Machado e Onevan de Matos são os deputados constitucionalistas, de 1978, que  ainda estão na ativa no Legislativo estadual.

Londres Machado (foto abaixo), depois de 11 mandatos consecutivos, deixará a casa a partir de 31 de dezembro deste ano.

Ele decidiu, nessas eleições, tentar um novo endereço e, para isso, está na disputa do cargo de vice-governador na chapa encabeçada pelo PT.

Onevan (foto) não teve trajetória sucessiva na Assembleia Legislativa pois, em 1988, renunciou ao mandato para assumir a Prefeitura de Naviraí - sua base eleitoral - depois de ser vitorioso nas urnas. Voltou à Casa para exercer seu quarto mandato em 1998.

Deputados constituintes

Os deputados constituintes que tomaram posse no dia 1º de janeiro de 1979 foram: Alberto Cubel, Ary Rigo, Cecílio Gaeta, Getúlio Gideão, Horácio Cerzósimo, Londres Machado, Odilon Nacasato, Onevan de Matos, Osvaldo Dutra, Paulo Saldanha, Ramez Tebet, Roberto Orro, Rudel Trindade, Sérgio Cruz, Sultan Rasslan, Valdomiro Gonçalves, Walter Carneiro e Zenóbio dos Santos.

A Constituição foi promulgada no dia 13 de junho, também de 1979, passando a Assembleia Constituinte à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Posteriormente, por determinação da Constituição Federal de 1988, a Assembleia Legislativa, investida de Poder Constituinte, elaborou a segunda Carta Magna, que foi promulgada em 05 de outubro de 1989.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também