Terça, 20 de Fevereiro de 2018

RECAPTURA

Onça que fugiu é recapturada no Centro de Reabilitação

28 DEZ 2010Por VIVIANNE NUNES E EVELIN ARAUJO09h:49

Há cerca de dois meses desaparecida de uma das jaulas do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) em Campo Grande, a onça pintada foi recapturada nesta madrugada por policiais militares ambientais (PMA) dentro da reserva do Parque do Prosa. Ela foi recapturada por uma das quatro armadilhas colocadas na região onde ela foi avistada no dia 25. A informação é do coordenador do Cras, o biólogo Elson Borges. Segundo ele as buscas nunca pararam mas o contingente de procura foi menor para que ela não se sentisse acuada.

A onça foi avistada pela última vez durante a noite de Natal pela neta do tratador do animal, que mora na reserva. “Achamos o local que ela frequentava e colocamos as armadilhas. Ela está bem, gorda, cresceu um pouco, está em perfeito estado”, afirmou. Próximo ao local onde ela foi pega, foi encontrada a carcaça de um animal que ainda não teve a espécie identificada.

“Não sabemos dar informações sobre o que ela comeu nesse período mas o que encontramos perto dela aparentava ser um pernil que pode ter sido retirado de um tipo de cemitério que temos para os animais que morrem na reserva”, explicou. “Ela pode ter desenterrado um deles”, acredita o biólogo. O recinto que estava sendo construído para a onça já está pronto e o felino devidamente alojado. Ela ainda não passou por exames junto ao veterinário pois ainda está bem agitada. “Vamos fazer isso depois que a situação se acalmar um pouco”, afirmou. A onça, hoje com cerca de dez meses, estava no Cras desde filhote e fugiu por um buraco feito por uma anta na jaula.

Cinco zoológicos já têm interesse pela onça que fugiu do Cras

Antes de fugir do Cras, em Campo Grande, a onça seria levada a um zoológico em Foz do Iguaçu (PR). Agora, cinco outros zoológicos já demonstram interesse pelo animal. A informação foi repassada na reserva pelo coordenador do Centro. Segundo ele, os trâmites burocráticos para a transferência podem levar cerca de um mês para ficarem prontos.

Atualizada às 10h17min para acréscimo de informações

Leia Também