Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

UNIDERP

Onça da Base Aérea passa por cirurgia em hospital

10 MAR 2011Por DA REDAÇÃO13h:05

Hoje, a partir das 14h, uma onça-pintada será submetida a procedimento cirúrgico no Hospital Veterinário (HVT) da Universidade Anhanguera-Uniderp, para a retirada de tumor no baço.

O felino, chamado Joaquim, será sedado na Base Aérea de Campo Grande e transportado até o hospital. Todo trajeto será acompanhado pela médica veterinária da Anhanguera-Uniderp, professora Alda Izabel de Souza. De acordo com a profissional, Joaquim tem 16 anos e se encontra debilitado. A cirurgia é de alto risco por ser um animal idoso. “O procedimento deve durar em torno de 1h30”, informou Alda.

Não é a primeira vez que o felino recebe atendimento médico no HVT da Anhanguera-Uniderp. Em 2007, Joaquim passou por check-up. Na época, a companheira dele, Selva, foi operada. O procedimento desta quinta-feira será realizado pela também médica veterinária da Universidade, Fabiana Matesubara Bergamo.

Animais selvagens

Além de ser referência no atendimento a pequenos animais domésticos e animais de grande porte como bovinos e eqüinos, o HVT têm realizado procedimentos em animais selvagens, especificamente em onças-pintadas. Em julho de 2006, uma onça-pintada capturada pela Polícia Ambiental em Corumbá, MS, passou por uma cirurgia para colocar uma placa de aço em fratura no membro anterior direito do animal. No ano seguinte, o casal de onças-pintadas, que é atração dos visitantes da Base Aérea, também foi atendido no local.

Leia Também