Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

UNIDERP

Onça da Base Aérea passa por cirurgia em hospital

Onça da Base Aérea passa por cirurgia em hospital
10/03/2011 13:05 - DA REDAÇÃO


Hoje, a partir das 14h, uma onça-pintada será submetida a procedimento cirúrgico no Hospital Veterinário (HVT) da Universidade Anhanguera-Uniderp, para a retirada de tumor no baço.

O felino, chamado Joaquim, será sedado na Base Aérea de Campo Grande e transportado até o hospital. Todo trajeto será acompanhado pela médica veterinária da Anhanguera-Uniderp, professora Alda Izabel de Souza. De acordo com a profissional, Joaquim tem 16 anos e se encontra debilitado. A cirurgia é de alto risco por ser um animal idoso. “O procedimento deve durar em torno de 1h30”, informou Alda.

Não é a primeira vez que o felino recebe atendimento médico no HVT da Anhanguera-Uniderp. Em 2007, Joaquim passou por check-up. Na época, a companheira dele, Selva, foi operada. O procedimento desta quinta-feira será realizado pela também médica veterinária da Universidade, Fabiana Matesubara Bergamo.

Animais selvagens

Além de ser referência no atendimento a pequenos animais domésticos e animais de grande porte como bovinos e eqüinos, o HVT têm realizado procedimentos em animais selvagens, especificamente em onças-pintadas. Em julho de 2006, uma onça-pintada capturada pela Polícia Ambiental em Corumbá, MS, passou por uma cirurgia para colocar uma placa de aço em fratura no membro anterior direito do animal. No ano seguinte, o casal de onças-pintadas, que é atração dos visitantes da Base Aérea, também foi atendido no local.

Felpuda


Pré-candidato pode estar sendo “fritado” sem ao menos perceber. Redes sociais que têm estreitas ligações com ex-cabecinhas coroadas e que prometeram apoio estão enaltecendo que só certo pré-candidato de outro partido. Quem conhece as ditas figurinhas de, digamos, outros carnavais, acredita que está em curso operação sorrateira para mudar internamente os rumos da futura campanha. Trocando em miúdo: ceder a cabeça de chapa.