Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

MEIO AMBIENTE

Onça atropelada tem patas arrancadas

8 FEV 2011Por VIVIANNE NUNES COM INFORMAÇÕES PMA08h:05

Uma onça parda adulta foi atropelada na tarde de ontem no quilômetro 92 da rodovia BR-060 em Costa Rica. O animal foi recolhido pela Polícia Militar Ambiental (PMA) depois de um telefonema que indicava que ele ainda estaria vivo mas ao chegar no local foi constatado que ela estava sem as três patas, provavelmente retiradas por alguém que passou no local. Conforme informações da PMA as patas do felino podem ter sido cortadas para “souvernir”.

Policiais Militares Ambientais de Costa Rica receberam informações do Destacamento da Polícia Militar de Paraíso das Águas, ontem à tarde, que haveria uma onça-parda adulta que acabara de ser atropelada, na altura do km 92 da BR 060. As informações eram de que o animal estaria vivo e, portanto, a PMA deslocou-se imediatamente, porém, ao chegar lá os policiais encontraram o animal morto e alguém havia retirado 03 patas da onça.

Diante dos fatos a Polícia Ambiental alerta que ter qualquer produto da fauna sem autorização é crime. As penas são as mesmas de se ter abatido o animal ou seja, tanto faz, a pessoa ser flagrada com uma onça, ou com a pata ou o couro. Ela responderá por crime ambiental. A pena criminal é de 06 meses a um ano e meio e a multa é de R$ 5 mil por animal ou parte dele. A polícia lembra ainda que a onça parda está na lista dos animais em extinção.

Os policiais militares ambientais recolheram o animal, que pesa aproximadamente 40 quilo. Ele será empalhado para utilização em trabalhos de Educação de Educação Ambiental.

Leia Também