Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

COMPETIÇÃO

Olimpíadas Universitárias começam nesta sexta-feira em Santa Catarina

4 NOV 2010Por ARLINDO FLORENTINO21h:15

Pela segunda vez, a cidade catarinense de Blumenau será a sede do maior evento esportivo universitário do país, as Olimpíadas Universitárias JUBs 2010. A partir desta sexta-feira, até domingo, cerca de 3 mil estudantes entre 18 e 28 anos se reúnem para o evento que une competição de alto rendimento e congraçamento esportivo. Estarão em disputa medalhas em oito modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez). Participarão da competição 192 instituições de ensino dos 26 estados do Brasil e mais o Distrito Federal. Além das medalhas, estará em jogo ainda o Troféu Eficiência, que premia anualmente o estado e a Instituição com melhores aproveitamentos no torneio.

Blumenau, que organizou a edição de 2007, será palco de uma competição abrilhantada pela presença de atletas de alto nível, com participações em Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Campeonatos Mundiais, como Sarah Menezes, do judô, Aline Pará, do handebol, e Etiene Medeiros, da natação, entre outros. Além disso, o evento, que abrange Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, é uma oportunidade para o surgimento de talentos para o cenário esportivo nacional.

Antes mesmo da Cerimônia de Abertura, já começam as competições esportivas. Os confrontos tem início a partir das 9h desta sexta-feira com as primeiras partidas da fase classificatória do handebol, futsal, vôlei e basquete. Atletas de ponta estarão presentes, como Marcellus Sarmento, da UCB-RJ e integrante do time de basquete do Flamengo, Leo Bortolini, armador central da seleção brasileira de handebol e aluno da UNOPAR-PR, Aline Pará e Fabiana Grippa, armadoras da seleção brasileira de handebol que jogam pela FURB-SC, e Jessika Manieri, Valéria Schmidt e Vanessa Pereira, alunas da UNOCHAPECÓ-SC e campeãs do Mundial Universitário de Futsal deste ano, que ocorreu na Sérvia. Na próxima sexta-feira, dia 12, começam as modalidades individuais. 

Participam da etapa nacional das Olimpíadas Universitárias JUBs os atletas e equipes vencedores das seletivas estaduais. No total, serão cerca de 3.500 pessoas envolvidas, entre atletas, técnicos e dirigentes. A última edição das Olimpíadas Universitárias JUBs reuniu, em 2009, em Fortaleza (CE), 3.400 participantes dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal.

Leia Também