Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Óleo de coco ajuda a combater cárie dentária e afta, diz estudo

4 SET 12 - 04h:00revista época

Óleo de coco é capaz de combater as bactérias que causam cárie dentária, segundo um estudo do Instituto Athlone de Tecnologia, na Irlanda. Os cientistas sugerem que o óleo é um antibiótico natural que poderia ser adicionado a produtos comerciais de cuidados dentários. A pesquisa foi apresentada durante uma conferência de microbiologia na Universidade de Warwick, no Reino Unido.

Os pesquisadores testaram a ação antibacteriana do óleo de coco em seu estado natural e do óleo de coco modificado com algumas enzimas. Eles foram utilizados contra bactérias ‘Streptococcus’, comuns habitantes da boca. O estudo concluiu que o segundo tipo de óleo, o modificado em laboratório, inibiu fortemente o crescimento da maioria das bactérias, inclusive a da espécie Streptococcus mutans, produtora de ácido e principal causa de cáries dentárias.

Testes adicionais realizados pelo mesmo grupo de cientistas descobriram ainda que o óleo de coco modificado ajudou a combater o fungo Candida albicans, causador de aftas. Assim, a pesquisa sugere que o óleo de coco pode ser um importante componente de produtos comerciais que cuidam da saúde oral.

“A cárie dentária é um problema de saúde comumente ignorado, apesar de afetar de 60% a 90% das crianças e a grande maioria dos adultos nos países industrializados”, disse Damien Brady, coordenador do estudo. “Com o aumento da resistência aos antibióticos, é importante voltarmos nossa atenção a novas formas de combater a infecção microbiana”, afirmou ele.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

COPA AMÉRICA

Tite promove o retorno de Arthur à seleção para jogo com a Venezuela

IMPORTAÇÃO

Bolsonaro diz que avalia reduzir para 4% imposto sobre produtos de TI

REUNIÃO DO G20

Japão propõe mecanismo internacional para descarte de resíduo nuclear

CUIABÁ

Tribunal condena militar que tentou vender 120 quilos de carne do batalhão

Mais Lidas