segunda, 16 de julho de 2018

Oito porções de vegetais por dia reduzem risco de ataque cardíaco em 22%

26 JAN 2011Por Revista Galileu03h:34

Tradicionalmente, médicos e campanhas pela alimentação saudável recomendam a ingestão diária de cinco porções de frutas e vegetais por dia. Mas os resultados de um novo estudo, que acompanhou 300 mil europeus durante oito anos, sugerem que aumentemos as porções diárias para oito.

Os pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram que, ao comer regularmente oito porções diárias de vegetais, estamos reduzindo o risco de ataque cardíaco em 22%, comparado a pessoas que comem menos de três porções por dia. O risco de um ataque cardíaco fatal cai 4% a cada porção a mais de frutas ou vegetais inserida por dia na dieta.

A recomendação de cinco porções diárias, adotada por governos e instituições de saúde do mundo inteiro, vem de um documento da Organização mundial de Saúde elaborado em 2002. Mas será que a maioria das pessoas consegue comer oito porções diárias? “Cinco porções por dia provavelmente é suficiente, mas se as pessoas quiserem consumir mais, terão benefícios adicionais”, diz Francesca Crowe, pesquisadora envolvida no estudo.

No último mês de abril, um outro estudo mostrou que as cinco porções diárias recomendadas de frutas e vegetais ajudam a reduzir as chances de um câncer em 9%.

Leia Também