sábado, 21 de julho de 2018

NORTE-SUL

Obras devem acabar com alagamentos em área de shopping

16 JAN 2011Por DANIELLA ARRUDA00h:00

Iniciadas anteontem, obras emergenciais de drenagem no entorno das obras do Shopping Norte Sul Plaza, situado na Avenida Ernesto Geisel, vão complementar as intervenções que já estão em andamento na área externa do centro comercial, devendo solucionar os problemas de alagamento do estacionamento e de lojas no local há 10 dias, durante temporal que assolou Campo Grande. A avaliação é do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), que se reuniu na última semana com a administração do shopping na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação. Na oportunidade, foi apresentado plano de drenagem da empresa para o centro de compras, assim como alternativa para a falta de calçada em frente ao estabelecimento, que fica em uma das avenidas mais movimentadas da Capital.

"Pelo que nos foi mostrado, as obras de drenagem que vão ser feitas ali por dentro, complementando com a drenagem que estamos fazendo no entorno do shopping, tornam essa obra completa do ponto de vista hidráulico", comentou. Com relação às intervenções que começaram ontem, o prefeito informou que as obras serão executadas em quatro ruas do entorno do Shopping Norte Sul Plaza, devendo ser concluídas em 120 dias.

A primeira via a passar por interdição para obras é a Rua Cubatão, situada na lateral do centro comercial. No local, está sendo instalada tubulação de concreto, visando escoar o volume de água que desce pela Via Morena até o Rio Anhanduí. Também deverão receber intervenção semelhante a própria Via Morena, ruas Japão e Timbiras. "Antes todo o volume de água da chuva escoava para aquele local (estacionamento do shopping) e como não havia edificação, a água era absorvida. Como agora existem obras ali, é preciso haver um sistema de drenagem para absorver toda essa água", explicou.

No entanto, ainda não há prazo para a prefeitura iniciar a reconstrução do aterro de ponte sobre o Rio Anhanduí próxima ao centro comercial, que também teve a estrutura comprometida pelas chuvas do dia 6 deste mês. "Esse serviço deve ser feito somente após terminarmos de arrumar outros estragos ali na região", disse Nelsinho Trad.

 Calçadas
Além das obras de drenagem, a prefeitura também cobrou da administração do Shopping Norte Sul providências para adequar a calçada que circunda o local. Em alguns trechos, simplesmente não existe piso e em toda a sua extensão a calçada é muito estreita, dificultando a circulação de pedestres. "O administrador nos informou que vai providenciar um recuo para assegurar mais conforto para o pedestre transitar", disse o prefeito.

Leia Também