Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

PCHS

Obras da usina hidrelétrica de São Domingos avançam em Água Clara

7 DEZ 2010Por Da Redação09h:41

As obras na Usina Hidrelétrica São Domingos, em Água Clara, estão em ritmo acelerado. A fase de escavações do Vertedouro e Tomada de Água foi concluída e está em andamento a escavação da Casa de Força, com inicio previsto da fase de concretagem, para o mês de dezembro, restando apenas as escavações do Canal de Adução, previstas para início no Ano que vem.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, André Batistela, nos meses de outubro e novembro foram lançados cerca de 8.000 m3 de concreto estrutural no Vertedouro (blocos de fundação do Vertedouro), com uso do caminhão moto bomba.

A barragem da usina, que começou a ser construída pela margem direta, esta com 15% do aterro concluído. Calcula-se que devem ser usados para este serviço, aproximadamente 950.000 m³ de terra, considerando que o aterro começa com 105 metros de largura no fundo do rio e vai sendo afunilado até chegar ao topo com mais ou menos 6 metros de largura, tendo 35 metros de altura no ponto mais alto por outros 1,500 metros de extensão. Concluída esta etapa, começa o aterro pela margem esquerda, que terá as mesmas características, sendo que apenas o comprimento menor com cerca de 300 metros.

Na programação, uma das fases importantes da obra, segundo Batistela, será o desvio do rio, que deve acontecer em fevereiro, dependendo da conclusão da 1º etapa da barragem e da conclusão da primeira etapa do Vertedouro.

Os trabalhos envolvem aproximadamente 750 colaboradores, entre operários, engenheiros, técnicos, motoristas, equipe do refeitório, entre outras funções. A maioria da mão de obra contratada é da região onde está sendo construído o empreendimento.

A obra da usina que foi iniciada em janeiro de 2009 e tem previsão de ser concluída em janeiro de 2012, com potencia instalada de 48 megawats de energia e 36 MW médios de energia assegurada. A produção anual será de 323,25 GWh.

LT São Domingos/Água Clara – Paralelamente aos trabalhos na área do empreendimento, esta acontecendo a demarcação da área por onde vai passar a linha de transmissão que interligara a usina até a subestação de Água Clara, da Enersul. A LT, de 138 kV, terá 52,72 km de extensão e será denominada LT 138 kV São Domingos – Água Clara.

No dia 29 de setembro, representantes da Eletrosul estiveram reunidos com proprietários rurais das áreas a serem desapropriadas para a instalação desta LT, para discutir o processo de requerimento da Declaração de Utilidade Pública da faixa de servidão da linha, os critérios e parâmetros de avaliação a fim de indenização da terra. (com informações da assessoria da Eletrosul)

Leia Também