Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

SISTEMA PENITENCIÁRIO

Obra de módulo de saúde deve ser entregue em abril

26 MAR 2011Por da redação10h:15

Até o final de abril o sistema penitenciário do Estado deve ganhar um módulo de saúde para atender presos que necessitam de atendimento médico, segundo afirma o diretor-presidente da Agência de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), coronel Deusdete Oliveira. A obra do módulo, que recebeu investimentos da União com contrapartida do governo do Estado, já está em fase de finalização no bairro Jardim Noroeste, região próxima ao presídio de Segurança Máxima da Capital.

O projeto do módulo de saúde prevê quatro celas individuais com banheiro para acomodar internos de diversos estabelecimentos penais que deverão ser encaminhados para a unidade. “A ideia é ter aqui nestas celas somente presos que precisam de acompanhamento médico”, salienta Deusdete. A construção da unidade é uma das ações do Plano de Assistência à Saúde do Homem Encarcerado que é desenvolvido através de convênios firmados entre o Estado e a União, com a parceria de prefeituras.

“Com as secretarias de Saúde do Estado e dos municípios nós iremos verificar como será feito o atendimento aos presos neste módulo”, afirma o diretor-presidente da Agepen. Deusdete lembra que outra proposta é levar os atendimentos do Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) para as dependências do novo módulo. Ainda conforme o coronel, o módulo de saúde pode vir a ter capacidade de atendimento de procedimentos médicos de média complexidade.

O módulo terá salas destinadas para atendimento médico, psicológico, sala para dentista, copa, apoio administrativo, roupário, sala de utilidades, sala de higienização, banheiros para funcionários, sala de coleta de sangue, assistência social, entre outros espaços previstos no projeto.

No início do mês a Agepen já recebeu três ambulâncias equipadas para o atendimento aos presos. O investimento também faz parte do Plano de Assistência à Saúde do Homem Encarcerado. Os veículos foram entregues pelo governador André Puccinelli em solenidade realizada no dia 3 de março. “Estas ambulâncias estarão contribuindo muito para o atendimento no módulo de saúde”, antecipa Deusdete.



 

Leia Também