quarta, 18 de julho de 2018

aumento

Obesidade influencia estatística de mortalidade

15 DEZ 2010Por AGÊNCIA ESTADO, BRASÍLIA02h:10

O aumento da obesidade entre brasileiros já provoca reflexos nas estatísticas de mortalidade do País. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta um crescimento de 10% das mortes provocadas por diabetes mellitus entre 1996 e 2007. A doença, intimamente associada ao aumento de peso, figura como a terceira causa de mortalidade dos brasileiros, atrás de doenças cerebrovasculares (como derrame) ou doenças do coração. Em 2005, ela ocupava o quarto lugar neste mesmo ranking. "Estamos sentados em cima de uma bomba-relógio", afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao comentar os números.

Nos próximos dias, Temporão deverá apresentar à presidente eleita Dilma Rousseff um Plano de Enfrentamento da Obesidade, com propostas de ações para serem desenvolvidas por diversas áreas do governo, incluindo, além da pasta da Saúde, Ministério dos Esportes e da Educação. A proposta prevê ainda o envio ao Congresso de projetos de lei para melhor regular o tema. Uma das propostas em estudo é a de tornar nacional a iniciativa de alguns Estados, de proibir alimentos muito calóricos e gordurosos nas cantinas das escolas.

Além de favorecer a diabetes, a obesidade também é considerada como fator de risco para alguns tipos de câncer - outra doença cujo índice de mortalidade aumentou 4% no País entre 1995 e 2007. 

Leia Também