Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quinta, 13 de dezembro de 2018

nacional

Obama vem ao Brasil disposto a investir

19 MAR 2011Por eband00h:00

A principal meta do presidente americano, em sua primeira visita ao Brasil, é reaquecer a relação entre Brasil e Estados Unidos. A meta de Obama é ambiciosa: dobrar trocas comerciais até 2016, desbancando a China, que em 2009 ultrapassou os EUA pela primeira vez na história como principal destino do comércio brasileiro.

Obama também vem disposto a investir. A expectativa é de que anuncie uma linha de financiamento de pelo menos US$ 1 bilhão de dólares para a exploração do pré-sal, além de fechar acordos para produção de biocombustíveis. Os americanos querem também participar das obras para a copa e a olimpíada e trariam na bagagem uma proposta irrecusável para fornecer os caças F18 no programa de reequipamento da aeronáutica.

As relações entre Brasil e Estados Unidos andaram estremecidas nos últimos oito anos. A defesa do governo Lula ao programa nuclear iraniano e a falta de apoio de Washington para que o Brasil se torne membro permanente no conselho de segurança da ONU pesaram na relação. O que na opinião de especialistas, vai mudar com Barack Obama e Dilma Rousseff.


Como prova de boa vontade, Dilma Rousseff vai dar de presente ao presidente Barack Obama um porta jóia com mapa do Brasil talhado em madeira. A peça que demora quatro anos para ficar pronta foi feita pelo artesão cearense, Eduardo Eleutério que mora em Minas Gerais.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também