Campo Grande - MS, terça, 14 de agosto de 2018

potência mundial

Obama anuncia candidatura à reeleição em 2012

4 ABR 2011Por bbc brasil11h:01

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira sua intenção de se candidatar a um segundo mandato em 2012.

A equipe de Obama divulgou um vídeo em seu site oficial, e enviou um e-mail a seus partidários anunciando seus planos.

O presidente tem uma rede de apoio online de milhões de americanos, e sua campanha pela internet foi vista como chave para sua eleição em 2008.

Os documentos para a candidatura oficial de Obama à reeleição serão apresentados às autoridades americanas esta semana.

No e-mail a partidários, Obama disse que a campanha começaria "pequena" e cresceria ao longo do tempo, "com as pessoas se organizando quarteirão por quarteirão, conversando com vizinhos, colegas de trabalho e amigos".

"Então apesar de eu estar focado no trabalho para o qual vocês me elegeram, e de a corrida poder atingir sua velocidade máxima dentro de um ano ou mais, o trabalho para fundar as bases de nossa campanha deve começar hoje", disse o texto.

Republicanos

Candidatos republicanos devem se alinhar para tentar concorrer com Obama. Entretanto, até agora apenas Tim Pawlenty, ex-governador do Minnesota, declarou formalmente sua candidatura.

Entre outros potenciais postulantes à vaga de candidato de oposição estariam Sarah Palin, a ex-governadora do Alasca e ex-candidata à vice-presidente na chapa de John McCain, em 2008, e Newt Ginrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes durante o governo de Bill Clinton.

Pesquisas de opinião indicam que Obama estaria na frente dos potenciais rivais republicanos.

A crise econômica nos Estados Unidos abalou a popularidade de Obama e foi considerada um dos fatores que fez com que ele sofresse uma derrota política, ao perder para os republicanos a maioria no Congresso, durante a chamada eleição de meio-período, em 2010.

Pesquisas mais recentes mostraram, no entanto, que a popularidade do líder americano teve um aumento, possivelmente associado à ligeira recuperação econômica americana.

Em 2008, ainda como senador pelo Estado de Illinois, Obama arrecadou um total de US$ 750 milhões .

Estima-se que a campanha dele para o segundo mandato poderá levantar um total de US$ 1 bilhão, o que seria uma cifra sem precedentes na política americana.
 

Leia Também