Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

OAB estuda 0800 para denúncia de crimes eleitorais

21 JUL 10 - 03h:30
     

Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nos 26 Estados e no Distrito Federal devem se reunir no dia 18 de agosto com integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Eles debaterão a implementação de medidas de fiscalização à irregularidades cometidas durante a campanha eleitoral.

Uma das principais questões a ser discutida durante o encontro será a possibilidade de disponibilizar formas para que a população faça denúncias por meio das seccionais da OAB, como números de telefone 0800, para casos de compra de votos, abuso do poder econômico e político e distribuição de cestas básicas, bens ou materiais de construção por candidatos.

Caberá a cada seccional da OAB implantar formas para que o eleitor possa fazer a denúncia. Em Alagoas, a OAB já disponibiliza o número (82) 2121-3207 para este fim. Em São Paulo, o órgão não vai oferecer um número de telefone, mas um link em seu site (http://www.oabsp.org.br) para o eleitor fazer sua denúncia a partir de agosto. O teor da denúncia será encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Na OAB do Distrito Federal, a opção também será pelo site (http://www.oabdf.org.br).

Em nota, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, ressaltou a importância de "dar efetividade à apuração das denúncias recebidas". Na avaliação dele, a interlocução com o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal, para investigação e punição dos casos, será fundamental para que o trabalho do MCCE tenha eficácia e credibilidade.

 

(Agência Estado)

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Tite admite 'pressão inevitável' no cargo e necessidade de vitória na seleção
NOVA DERROTA

Tite admite 'pressão inevitável' no cargo e necessidade de vitória na seleção

NOVEMBRO AZUL

Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, alerta Inca

Embaixada russa 'troca' Bolsonaro por Temer em post sobre Brics
GAFE

Embaixada russa 'troca' Bolsonaro por Temer em post sobre Brics

STF

Toffoli nega recurso de Aras e amplia pedido de acesso a dados do antigo Coaf

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião