Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Número de recalls dispara este ano

Número de recalls dispara este ano
06/07/2010 10:00 -


     

O número de recalls de veículos convocados no País ao longo do primeiro semestre deste ano quase alcança o número de convocações feitas durante todo o ano de 2009. De acordo com dados da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), com base em dados do Procon-SP, até junho, foram realizados 31 recalls. Em 2009, foram 45 convocações.

De acordo com as informações, os recalls deste ano atingiram mais de um milhão de veículos. Ao longo do ano passado, mais de 729 mil foram chamados para reparos. Do total de recalls feitos neste ano, 14 são de carros nacionais, 11, de carros importados e seis, de motos.

Motivos

Para o conselheiro da SAE, Francisco Satkunas, esse aumento do número de convocações deve-se à forte variação na produção da indústria automobilística. "Toda vez que tem uma forte queda ou uma forte elevação na produção há impactos na qualidade", afirma.

No final de 2008 e no primeiro semestre do ano passado, a indústria passou por essa forte oscilação. Em um primeiro momento, houve forte recuo da produção. Com os incentivos fiscais concedidos pelo governo, houve uma forte elevação na produção. "Muitas empresas reduziram o contingente de funcionários em toda a cadeia produtiva", lembra Satkunas.

Felpuda


Certa pré-candidatura à Prefeitura de Campo Grande nasceu com grandes brechas que certamente serão usadas pelos adversários no período da campanha eleitoral, segundo voz corrente nos bastidores políticos. Uma delas: como o postulante vai dizer que fará boa administração se no período em que administrou conhecida instituição passou boa parte do tempo reclamando de crise financeira e ameaçando fechar as portas?