domingo, 22 de julho de 2018

INDONÉSIA

Número de mortos por tsunami sobe a 40

26 OUT 2010Por g107h:19

Pelo menos 40 pessoas morreram e 380 estão desaparecidas após um tsunami ter atingido várias ilhas na Indonésia, segundo a Agência Nacional de Gestão de Desastres, citada pela agência Antara. As autoridades temem que o número de mortos aumente nas próximas horas.

A onda gigante seguiu-se a um terremoto na costa da ilha de Sumatra na véspera. 

O tremor de magnitude 7,7 ocorreu a cerca de 33 km de profundidade e a 78 km a oeste de Pagai Sul, nas Ilhas Mentawai, na noite de segunda, e destruiu casas na cidade costeira de Betu Monga e em outras localidades, segundo autoridades locais.

Duas réplicas de magnitude de até 6,1 e 6,2 foram registradas durante a madrugada, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo.

Das 200 pessoas que moram na região de Betu Monga, só 40 foram encontradas. A maioria dos desaparecidos são mulheres e crianças.

Em Malakopa, uma pessoa morreu, e duas estão desaparecidas. Cerca de 80% das casas estão destruídas.

A polícia está à procura dos desaparecidos e socorrendo os desabrigados.

Um barco de turistas com pelo menos 8 australianos perdeu contato via rádio desde o terremoto, segundo o Departamento de Assuntos Estrangeiros da Austrália.

O americano Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico informou que um tsunami "significante" foi criado pelo terremoto.

As autoridades locais chegaram a emitir um alerta de tsunami depois do tremor, mas ele foi levantado logo depois. Um pescador relatou que foi criada uma onda de três metros de altura.

Em dezembro de 2004, um tsunami causado por um tremor de magnitude superior a 9, na costa de Sumatra, matou mais de 226 pessoas em vários países.

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a ilha de Sumatra, provocando o devastador tsunami e levando à destruição de localidades em vários países banhados pelo Oceano Índico, com um resultado de mais de 226 mil mortos.

Há um ano, a cidade de Padang sofreu um terremoto de magnitude 7,6, que matou pelo menos 700 pessoas e danificou 180 mil casas.

A Indonésia fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores por ano. A maioria deles tem pouca potência e passa despercebida pela população.

Leia Também