terça, 17 de julho de 2018

animais

Número de abates de bovinos cresce 11,3%

21 DEZ 2010Por adriana molina00h:40

Embora a entressafra tenha terminado, fazendo os níveis de abates subirem novamente, saindo de 217,5 mil animais em outubro, para 242,1 mil em novembro deste ano (acréscimo de 11,3%), conforme dados da Superintendência Federal de Agricultura (SFA), o consumo também tem aumentado, por conta do aumento da renda do trabalhador brasileiro.

Ainda não há valores estimados, mas sabe-se que o comportamento do brasileiro tem mudado no último ano, apoiado na segurança na economia, que fez crescer os níveis de emprego e renda, e consequentemente o consumo de alimentos considerados essenciais, entre eles a carne. O economista Sérgio Bastos aponta que este fator pode ser mais um dos agravantes que impedem a baixa de preços da carne bovina ao consumidor.

“Não dá para a produção reagir imediatamente quando o consumo acelera de forma rápida, como tem acontecido neste ano, em que a melhor capitalização da família devido a um cenário econômico mais favorável tem feito aumentar a compra de carne.

Os pecuaristas levarão ainda algum tempo para conseguir adequar o rebanho à necessidade do mercado interno e externo, isso logicamente não acontece da noite para o dia”, explica. (AM)

Leia Também