quarta, 18 de julho de 2018

TELECOMUNICAÇÕES

Novos celulares e tablets são as vedetes da Futurecom

3 NOV 2010Por CLEIDSON LIMA00h:30

Terminou, semana passada, o Futurecom 2010, o maior evento de telecomunciações da América Latina. Ao todo, 243 empresas, fabricantes e integradores participaram do evento. Embora muitas empresas tenham apresentado soluções inovadoras de infraestrutura, aqui para o nosso caderno de informática o que interessa mesmo são os produtos destinados ao usuário final. O Correio Informática participou do Futurecom e selecionou algumas dessas novidades que estarão nas prateleiras em breve.

Samsung Galaxy Tab
No estande da operadora Vivo, a grande vedete foi o Samsung Galaxy Tab, o tablet ( computador em forma de prancheta) que foi lançado lá fora e chegará ao Brasil oficialmente até o fim do ano. Ainda sem preço definido, o Galaxy Tab chegará como um forte concorrente do iPad.

O equipamento tem uma tela de 7 polegadas sensível ao toque (touchscreen), turbinado pelo pela versão 2.2 do Android (codinome Froyo). O Tab utilizará a mesma interface com o usuário, a TouchWiz UI, encontrada na linha de smartphones Galaxy S da Samsung, que apresentará sua interface para o usuário com uma cara de iOS, o sistema operacional da Apple embarcado no iPhone, iPad e iPod Touch. E para não perder a perseguição, e seguir o lider ipad, o dispositivo possui carcaça preta, moldura preta, alto-falantes de fundo, e até um conector de 30 pinos.

O tablet também vem embarcado com Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 3.0, e conectividade 3G. Além disso possui capacidades de um GPS, acelerômetro, giroscópio, e magnetômetro como sensores embarcados. Para armazenamento, o Galaxy Tab vem com flash interna de 16GB e 32GB, dependendo do modelo.
O dispositivo também inclui ambas as câmeras - frontal e traseira - o que o destaca novamente à frente do iPad, que negligenciou "descaradamente" com a ausência de câmera. A câmera traseira do Galaxy Tab possui resolução de 3MP e autofoco. Ela também vem com um Flash LED embutido. Já a câmera frontal possui apenas 1.3MP e foco fixo (aparentemente mais do que suficiente para uso em vídeo-conferência). Com essas câmeras, além de fotos, o usuário poderá gravar vídeos com resolução de 720 x 480 pixels.

Dell Streak
Embora tenha sido divulgado como tablet, o Dell Streak, também em exposição no estande da Vivo durante o Futurecom, tem mais cara de concorrente do iPhone do que do iPad.
Com previsão para ser comercializado em 2011, mas ainda sem preço divulgado, o Streak traz tela de 5 polegadas (enquanto o Ipad tem quase 10). Bem como os concorrentes, pode fazer ligações como um celular e roda Android 2.2. O tablet tem câmera de 5 megapixels, memória interna de 2 GB (expansível para 16 GB com cartão microSD) e é feito para ser usado na posição horizontal.

ZTE
A chinesa ZTE aproveitou o Futurecom para lançar seis novos aparelhos. A grande vedete, sem dúvida, foi o tablet V9, também conhecido como LIght, que traz tela touchscreen TFT de 7 polegadas e apenas 403 gramas, sendo perfeito para ser levado para qualquer lugar com grande facilidade.

O tablet chega com sistema de chamada de voz e acesso à internet por meio da rede 3G (HSUPA), que representa uma velocidade de download de até 7,2 Mbps e de upload de até 5,76 Mbps. O dispositivo tem capacidade de armazenamento de 4 GB micro SD, expansível até 32 GB, 512 MB de memória RAM, com sistema operacional Android 2.1.

O V9 é também um dispositivo de entretenimento completo, uma vez que sua tela touchscreen e G-sensor podem suportar multimídia e jogos diversos. Além disso, sua capacidade de navegação por GPS pode ser usada como guia nas estradas.

Outras características de destaque incluem Wi-Fi, câmera de 3MP, leitor de música e vídeo com suporte Mp4, compatibilidade de formatos de imagem padrão, bluetooth e bateria de alta capacidade de 3.400 mAh.

Outra novidade da ZTE foi o smartphone V880. Disponível nas freqüências GSM/GPRS/EDGE 850/900/1800/1900MHz, UMTS 850/2100MHz e sistema Android, o equipamento chega com full touch screen super AMOLED com tela capacitiva, 4 GB de memória interna, Wi-Fi câmera de 3.2 MP com zoom digital e macro focus.

Onda
A fabricante italiana de minimodems e celulares apresentou no Futurecom dois modems, um roteador e dois celulares.

Os Modems de Ultra Banda Larga de 14.4 Mbps, com altíssima velocidade de transferência de dados, são inéditos no Brasil. O grande destaque fica por conta do pequeno MiFi, um produto que reúne em um só dispositivo um modem 3G e um roteador Wi-Fi.

Já na parte de telefonia, depois do sucesso do aparelho com TV Digital, o novo modelo de celular a ser oferecido no mercado brasileiro será o Onda Messaging Phone, com teclado QWERTY, que facilita a interatividade com todas as redes sociais. Ele permite acessar o Facebook, Twitter, Orkut e emails com apenas um click. O mesmo produto estará disponível em duas versões: com Dual SIM, para o Varejo, e único SIM, para as Operadoras Móveis. Também com dois chips, a Onda Mobile apresentou o X2S, que será vendido a preços competitivos exclusivamente nas grandes redes varejistas do Brasil.

Blackberry
A Research in Motion lançou dois novos smartphones BlackBerry no país, com os modelos Torch 9800 e Curve 3G chegando às lojas em meados de novembro.

O BlackBerry Torch 9800 é o primeiro aparelho da fabricante a ser lançado com o novo sistema operacional BlackBerry 6, que traz um novo navegador baseado em WebKit (similar ao do iPhone, da Apple), e uma nova interface. O Torch combina uma tela sensível ao toque com um teclado QWERTY integrado, acesso 3G, Wi-Fi e uma câmera de 5 megapixels.

Já o BlackBerry Curve 3G segue o design tradicional da fabricante, com um teclado QWERTY integrado e acesso, como diz o nome, a redes 3G. O aparelho vem com o sistema operacional BlackBerry 5, com opção de atualização para a versão 6.

Os dois smartphones chegam às quatro principais operadoras em meados de novembro, de acordo com a fabricante no Brasil. O Torch vai ser vendido pelo preço sugerido (em um plano pré-pago) de R$ 2.600. O preço do Curve 3G não foi divulgado.

Leia Também