sábado, 21 de julho de 2018

Revolução

Novo tipo de cristal líquido pode salvar telas de LCD

13 OUT 2010Por Fonte: TERRA15h:34

Pesquisadores da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de cristal líquido que, segundo eles, irá revolucionar os displays digitais, de relógios a televisões, com menores consumos de bateria.

Segundo o professor de Química Piotr Kaszynski, seu novo cristal líquido possui um dipolo elétrico duas vezes maior do que o encontrado nos displays atuais. Ele afirma ainda que a tecnologia possui propriedades que fazem com que ela seja interessante para diversas aplicações práticas, mas ainda deve ser testada quanto à durabilidade.

Em nota publicada nesta quarta-feira, a universidade explica a importância do maior valor para o dipolo elétrico. Sua grande vantagem é a possibilidade de operação com menores "voltagens", consumindo menores quantidades de energia e sendo capaz de alternar entre estados mais escuros e mais claros ¿ ou mesmo ligar e desligar ¿ mais rapidamente.

Jason Heikenfeld, pesquisador chefe da equipe, afirmou ao blog Gadget Lab, do site da revista Wired, que as telas produzidas com o novo LCD poderão gerar imagens de qualidade igual ou superior à dos atuais, com um custo energético comparável ao dos equipamentos que utilizam E-Ink, como o Kindle. Segundo ele, o mito de que não se pode ter alta eficiência, brilho, velocidade e baixo custo de produção em um mesmo equipamento irá cair.

O site TG Daily lembra que os cientistas já entraram com o pedido de patente e já possuem diversas empresas de tecnologia interessadas na novidade.

Leia Também