Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

NORTE DE MS

Novo terminal deve agilizar escoamento

21 FEV 2011Por DA REDAÇÃO15h:06

Com a previsão de início de operação de mais um trecho da Malha Norte da ALL - América Latina Logística, que chega este ano em Itiquira (MT), empresas já visualizam ganhos de rentabilidade com a adoção de uma logística com base ferroviária

A Seara está investindo R$ 40 milhões na construção de um terminal graneleiro intermodal para o transbordo de soja, milho, sorgo e farelo destinados à exportação. “O terminal irá viabilizar o escoamento através do modal ferroviário, melhorando o resultado da operação e diminuindo o tráfego de caminhões para os principais portos de grãos do País – Santos, Paranaguá e São Francisco. Isto é, o terminal irá trazer competitividade a todos os produtores da região norte do MS e MT”, explica o diretor de logística da Seara, Jorge Yoshii.

Já em construção, o terminal, que deve entrar em operação em agosto, irá atender os produtores da região e terá capacidade estática de 100 mil toneladas. A movimentação estimada é de 2,5 milhões de tons ano.

Integrando a Malha Norte da ALL, o trecho ferroviário que chega em Itiquira faz parte do Projeto Rondonópolis, que irá ligar Alto Araguaia a Rondonópolis, ampliando em 260 quilômetros a extensão da malha ferroviária da empresa. O Projeto Rondonópolis soma investimentos totais da ALL de R$ 700 milhões.

“A ALL aposta no crescimento da região Centro Oeste, viabilizado pela melhoria da infraestrutura logística para ampliar sua movimentação de soja, milho, açúcar, algodão, madeira de reflorestamento, contêineres e combustíveis,”, revela Leonardo Azevedo, executivo da ALL.

Leia Também