Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quinta, 15 de novembro de 2018

corumbá

Novo Porto Geral será entregue neste ano

3 AGO 2012Por silvio andrade08h:40

Uma das últimas etapas do projeto de recuperação do Casario do Porto, tombado pelo patrimônio histórico nacional em 1992, e urbanização da orla, se tornará realidade até o final do ano. Com recursos do PAC Cidades Históricas (R$ 3,5 milhões), a fiação elétrica e telefônica, que hoje polui a fachada dos prédios históricos, será retirada, sendo transferida para uma rede subterrânea.

As intervenções no conjunto arquitetônico do Porto Geral de Corumbá iniciaram-se no final dos anos 1990 com a implantação do Programa Monumenta, financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Além da restauração de prédios construídos no final do século 19, como o Wanderley & Baís, o espaço público até o Rio Paraguai foi ampliado com um muro de arrimo.

A valorização do antigo porto atraiu equipamentos culturais voltados ao público, como o Muhpan (Museu de História do Pantanal) e a Estação Pantanal (Fundação O Boticário), e um centro de convenções construído pelo município na beira do rio. Prédios particulares também foram restaurados, apesar da burocracia do financiamento a longo prazo oferecido pela Caixa Econômica Federal.

Leia mais no jornal Correio do Estado

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também