Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

iOS 5

Novo OS para iPad e iPhone deve ser lançado em setembro

7 JUN 2011Por uol01h:00

Durante o evento para desenvolvedores WWDC 2011, realizado nesta segunda-feira (06) em San Francisco (EUA), a Apple anunciou as novidades do sistema operacional iOS 5, para plataformas móveis da empresa. No evento, a companhia também anunciou que o Lion, novo sistema da Apple para Macs, estará disponível em julho por US$ 29,99. Ao contrário de alguns rumores, no entanto, Jobs não exibiu a nova versão do iPhone -- que se chamaria iPhone 4S ou iPhone 5, segundo especulações. A nova versão do iOS estará disponível no outono dos EUA (meados de setembro) para iPhone 3GS, iPhone 4, iPad, iPad 2 e iPod touch da 3ª e 4ª geração.

Entre os principais destaques, a plataforma não exigirá que os aparelhos sejam conectados ao computador para que comecem a funcionar (uma característica chamada “PC Free”) e também permite a atualização do sistema operacional direto no portátil – antes ela tinha de ser feita via iTunes, no computador. Steve Jobs, que interrompeu sua licença médica para o evento, também anunciou para o iOS 5 um novo sistema de notificações, integração nativa com o Twitter, tela mais “limpa” para leitura, uma divisão alternativas para o teclado virtual e outras novidades pouco revolucionárias.

Com o novo sistema operacional, as notificações de push, que costumavam atrapalhar o usuário por aparecer a qualquer momento, inclusive em jogos, também foi reformulada. Com a nova versão, as notificações serão mostradas no topo da tela. Ao deslizar o dedo da parte superior para a inferior, todas as notificações serão mostradas. Informações complementares sobre as notificações também serão mostradas. O recurso é semelhante ao já utilizado no Android. E havia sido incorporado por usuários que fizeram o jailbreak do iOS, mas a funcionalidade não era original do sistema até então.

Outra novidade é o Newsstand, que levará os jornais e revistas assinadas pelo usuário automaticamente às plataformas portáteis da Apple – “Vanity Fair”, “Esquire”, “GQ”, “Oprah”, “New York Times”, “SF Chronicle” e “Daily Telegraph”estão nesse pacote. Quando um novo exemplar é disponibilizado para o assinante, o iPad faz o download e o armazena na Newsstand (banca de jornal, em inglês).

Leia Também