quarta, 18 de julho de 2018

SALÃO DE PARIS

Novidades da mostra francesa são os carros ecológicos

1 OUT 2010Por 11h:35

PAULO CRUZ, DE PARIS

Um dos mais badalados e charmosos eventos automotivos da Europa, o Mondial de l'Autotomobile, ou simplesmente Salão de Paris, abriu suas portas para jornalistas de quase todo o mundo na quarta-feira. São 332 expositores de 21 países que disputam a atenção não só dos profissionais de imprensa, mas dos cerca de 1,5 milhão de pessoas que devem visitar o evento.

Os carros ecológicos são o forte da mostra francesa, que retoma ao tema depois da crise do 2008. Em quase todos os estandes, há carros híbridos e elétricos, com novas tecnologias que aumentam a autonomia das baterias e prometem melhor desempenho.

Modelos como o Citroen C-Zero, Peugeot iOn e o Think City, Nissan Leaf, Mitsubishi i_MEV, Ford Transit Connect, Renault Fluence, Ford Focus, Audi R8 e-tron, BMW Megacity Vehicle, VW Golf blue-e-emotion, VW e-Up e Smart Ford Two, entre outros “verdes”, estão expostos.

Mas, como todo grande salão, há muitos lançamentos. A Ford, por exemplo, desvendou o Focus ST, com motor de 250 cavalos, e o Fiesta RS, que vai representar a marca no próximo Campeonato Mundial de Rally. A Citroën aposta no novo C4, hatch que chega ainda este ano nos países europeus, mas que não tem data para desembarcar no Brasil.

Entre as boas novidades para nosso mercado está o Land Rover Evoque, o mais leve e econômico carro produzido pela marca e que chega no ano que vem ao Brasil. A Peugeot também tem novidade e anunciou que o 408 será fabricado na Argentina em 2011 para toda a América Latina. O carro vai estar no Salão de São Paulo. No mundo VW, o novo Passat é o destaque. O sedã e a perua chegam ao Brasil no segundo trimestre do ano que vem com visual renovado e muita tecnologia. Outro modelo previsto para o mercado brasileiro é o Jetta. O carro também chegará no Brasil no primeiro trimestre de 2011. O modelo não foi apresentado durante o evento. Porém, a fabricante alemã divulgou as informações sobre o modelo. A grande novidade está nas medidas do carro. Nove centímetros maior do que a geração anterior, o modelo europeu tem 4,64 m de comprimento, 1,45 m de altura e 1,78 m de largura.

Em exposição no estande da Dacia, o Duster interessa particularmente ao mercado brasileiro. Ele será mostrado pela Renault no salão paulista como grande arma da marca contra o Ford EcoSport. Outro que deu as caras em Paris foi o Hyundai ix20, que já tem o passaporte carimbado para o mercado brasileiro.

Confira na galeria de fotos os modelos que são destaque em Paris.

Leia Também