Terça, 20 de Fevereiro de 2018

"Eyetracker"

Nova tecnologia evita que motoristas durmam no volante

15 OUT 2010Por Terra13h:20

Um instituto de pesquisa alemão anunciou na última terça-feira o desenvolvimento de um sistema que pode reconhecer sinais de motoristas que estejam prestes a pegar no sono. Quando isso acontece, é emitido um alarme de alerta para o condutor.

Pesquisadores do Instituto de Mídia Digital Fraunhofer (IDMT, o mesmo que inventou, entre outras coisas, o MP3), em Ilmenau, na Alemanha, desenvolvem a nova tecnologia, chamada de Eyetracker. Câmeras são utilizadas para monitorar os movimentos e posição da pupila, da linha de visão e o tempo que os olhos ficam fechados, com o valor normal sendo pré-definido pelo usuário como o tempo de um piscar. Mais câmeras podem ser adicionadas ao sistema, podendo prover até 200 imagens dos olhos por segundo, explica o site do instituto Fraunhofer.

O Professor Husar, do IDMT, afirma que, como cada pessoa é única, para cada novo motorista que desejar ser monitorado um conjunto de preparações e configurações deve ser feito, o que pode tomar algum tempo.

Apesar da aparente complexidade, o sist ema não precisa de um computador para funcionar. Sua unidade de processamento é do tamanho de uma caixa de fósforos e pode ser acoplada ao computador de bordo do automóvel. Os dados são armazenados em unidades com conexão USB.

O Eyetracker pode ter ainda aplicações em áreas da Medicina, como monitoramento dos olhos de pacientes em cirurgias. Porém, os gamers vão se entusiasmar caso o sistema venha para o mundo dos jogos. Como ele, os jogadores poderiam olhar ao redor das cenas sem precisar de um joystick para isso, comenta o site Geeky Gadgets.

Como problemas legais sempre dão dor de cabeça (e como os idiotas são muito inventivos), os pesquisadores alertam que o sistema tem suas limitações e que deve-se sempre respeitar os limites do corpo, não confiando somente no Eyetracker. A equipe irá apresentar o Eyetracker no evento VISION, que ocorrerá em Stuttgart, na Alemanha, entre os dias 9 e 11 de novembro.

Leia Também