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Nova Ranger chega global por R$ 61.900

2 JUL 12 - 06h:00uol
Ao som de Metallica, a Ford apresentou a nova geração da picape Ranger, projeto global que consumiu US$ 1.1 bilhão (R$ 2.2 bilhões) em desenvolvimento. Assim como a banda, o veículo nasceu para ser “rock pauleira”, como fica evidenciado pela capacidade de imersão (atravessia de terrenos alagados) de 80 cm. Segunda a marca, da antiga Ranger, não sobrou um parafuso sequer.

Por baixo do novo visual feito para ser fabricado na Ásia, Améria e África, reside uma nova gama de motorizações que vão do modesto 2.2 a diesel exclusivo para frotistas a até um cinco cilindros 3.2 a diesel de 200 cv de potência. Nas medidas, a Ranger cresceu: são 5,3 m de comprimento, 2,1 m de largura, 1,8 m de altura (1,85 para a cabine dupla) e 3,2 m de entreeixos. A cabine simples possui caçamba com capacidade de carregar 1,8 metro cúbico em volume.
As versões continuam as mesmas:  XL, XLS, XLT  e Limited, que podem ser adiquiridas com cabine dupla ou simples e 4x2 ou 4x4. A motorização diesel 2.2 possui 125 cv de potência, 33,6 kgfm de torque e consumo rodoviário de 14,7 km/l com um câmbio manual de seis marchas. O novo 2.5 flex possui comando variável de válvulas com 173 cv com etanol e 168 cv com gasolina, o torque para cada combustível  é, respectivamente, de 24 kgfm e 24,7 kgfm. O câmbio acoplado ao motor flex é manual de cinco velocidades ou automático de seis.


O novo motor 3.2 a diesel é um capitulo a parte. Com cinco cilindros e turbina de geometria variável, ele traz um novo paradigma de teconlogia de propulsores no segmento. Ele é capaz de entregar até 200 cv de potência e 47,9 kgfm de torque. Estes, disponíveis desde os 1.750 rpm até os 2.500 rpm. O câmbio que acompanha esse propulsor é manual de seis velocidades ou automático também de seis marchas. Aliado a um tanque de combustível de 80 litros – comum a todas as versões – a autonomia passa dos 1.000 km.

Na lista de equipamentos estão rodas de liga-leve de 17 polegadas e pneus 265/65 (16 polegadas e 255/70 para XL e XLS apenas). O controle de estabilidade conta com oito funções, dependendo da versão, incluindo controle de tração, assistente de frenagem em declive e de partida em rampa. Freios com ABS e EBD e airbags são de série.

 
Dependendo da versão escolhida, estão disponíveis itens de luxo, como GPS ar-condizionado de duas zonas, sensores crepuscular de de chuva,  bancos elétricos, câmera de ré e rádio com conectividade via Bluetooth, iPod e USB. Os vidros, espelhos e travas têm acionamento elétrico. Porém, o Santo Antônio estilizado é exclusividade da versão Limited.
 

Preços para a nova Ford Ranger
 
XLS 2.5 flex manual cabine simples 4x2: R$ 61.900

XLS 2.5 Flex manual cabine dupla 4x2: R$ 67.600

XLT 2.5 flex manual cabine dupla 4x2: R$ 75.500

Limited 2.5 flex manual cabine dupla 4x2: R$ 87.500

XLS 3.2 diesel manual cabine simples 4x4: R$ 97.900

XLS 3.2 diesel manual cabine dupla 4x4: R$ 106.900

XLT 3.2 diesel manual cabine dupla 4x4: R$ 114.900

XLT 3.2 diesel automática cabine dupla 4x4: R$ 120.400

Limited 3.2 diesel automática cabine dupla 4x4: R$ 130.900
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

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