terça, 17 de julho de 2018

MERCADO

Nova política industrial sai em 60 dias

15 FEV 2011Por FOLHA ONLINE07h:29

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, anunciou nesta segunda-feira que as linhas gerais da nova política industrial do país devem ser divulgadas em até 60 dias.

O executivo estipulou o prazo após uma reunião com empresários, na unidade da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em São Paulo, para obter contribuições do setor para a formulação da PDP (Política de Desenvolvimento Produtivo).

O foco do encontro foi a preocupação da indústria com a importação de manufaturados devido à desvalorização do dólar.

No início deste mês, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse que o ministério vai passar um "pente-fino" nos 12 mil itens da pauta de importações brasileira.

A meta é identificar produtos subfaturados e aplicar sobretaxas para proteger a indústria. O plano do governo federal é criar uma nova estratégia de defesa comercial, mais firme do que a utilizada pelo país até agora.

"Não vamos elevar alíquota de forma indiscriminada. Vamos examinar com lupa a balança comercial, item por item, e aplicar as sobretaxas previstas nas regras da OMC [Organização Mundial do Comércio]", afirmou na ocasião. A alíquota máxima para a imposição de barreiras tarifárias é de 35%.

Leia Também