Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CEAD/MS

Nova política antidrogas é apresentada à Simone

Nova política antidrogas é apresentada à Simone
13/01/2014 17:51 - DA REDAÇÃO


A governadora em exercício, Simone Tebet, se reuniu na manhã desta segunda-feira (13) com integrantes do Conselho Estadual Antidrogas (Cead/MS) para discutir a publicação da Política Estadual Sobre Drogas (PED). O documento entregue a governadora contém as novas diretrizes para prevenção, fiscalização e repressão às drogas, que complementa o decreto n° 8412, de 20 de dezembro de 1995.

Segundo o presidente do Cead/MS, Sérgio Harfouche, as novas diretrizes foram estabelecidas em parceria com os conselhos municipais antidrogas e os prefeitos locais durante seis fóruns realizados nos últimos três anos. As discussões foram promovidas em todas as regiões do Estado. “O processo de reformulação destas políticas teve como referência o Plano Nacional Antidrogas (PNAD) que tem como temas: pressupostos básicos e objetivos; prevenção; tratamento, recuperação e inserção social; redução de danos sociais e à saúde; redução de oferta – repressão; além de estudos, pesquisas e avaliações”, afirma o presidente.

Harfouche enfatiza que o principal objetivo das políticas é fomentar uma cultura de saúde, que promova a construção de uma sociedade protegida do uso indevido de drogas ilícitas e do abuso de drogas lícitas. As ações visam despertar a consciência da população sobre os danos biopsicossociais causados ao indivíduo pelo uso indevido de drogas, lícitas ou ilícitas, bem como as consequências nefastas para a sociedade como um todo.

Felpuda


O desgaste de antigas lideranças nacionais, com reflexo em nível local, é a maior preocupação dos dirigentes de partidos para as eleições deste ano, que terá reflexo em 2022. Em épocas passadas, essas figurinhas cruzavam os céus do País para visitarem os municípios e pedirem que a população votasse em seus ungidos. Agora, com pendências judiciais e poder enfraquecido, dificilmente seriam convidadas. A pandemia, que resultou no isolamento social, foi a pá de cal.