quinta, 19 de julho de 2018

TEMPO

Norte das Filipinas pode ser atingido por Tufão

16 OUT 2010Por 10h:34

 

O tufão Megi ganhou força neste sábado enquanto se movia para o norte das Filipinas, na ilha de Luzon, e o governo encaminhou serviços de emergência e materiais de socorro para a área produtora de arroz e milho.

Tufão de categoria 3, com ventos de 140 quilômetros por hora, Megi está a cerca de 980 quilômetros a oeste de Luzon e se move a 20 quilômetros por hora para a província de Cagayan, a noroeste, disse o oficial da estação de meteorologia, Nathaniel Servando.

"Até agora, isto pode ser o mais forte tufão a atingir o país neste ano", disse Servando, afirmando ainda que podem haver tempestades muito mais fortes nos próximos meses.

É esperado que o Megi se transforme em um tufão de categoria 4 na noite de sábado, disse Servando, com ventos de até 200 quilômetros por hora e chuvas tão intensas como as vistas no tufão Ketsana, que inundou 80 por cento da capital Manila em 2009.

Conhecido localmente como Juan, o tufão deve atingir o norte da ilha de Luzon na tarde de segunda-feira e ir direto para o sul do Mar da China na terça-feira, em direção a Hainan e o norte do Vietnã.

A tempestade não deve chegar até Manila, a menos que haja uma mudança inesperada de direção. Meteorologistas afirmaram ainda que o tufão Megi seria sentido na tarde de domingo em Luzon, onde o arroz e o milho são culturas importantes.

Com Reuters

Leia Também