Segunda, 18 de Dezembro de 2017

ESPAÇO

Nave com ingredientes para fazer cerveja chega à estação espacial

12 JAN 2014Por TERRA07h:15

Chega neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) a nave Cygnus, com os ingredientes para que os astronautas preparem cerveja no espaço. Curiosamente, o objetivo não é deixar ninguém bêbado. Pelo menos, não a princípio.

O experimento proposto por uma criança de 11 anos - o americano Michal Bodzianowski - visa criar uma alternativa para o caso de a água da estação precisar ser purificada. "Se toda a água da estação ficar contaminada, produzir cerveja a partir dessa água vai purificá-la, e o processo será relativamente mais barato do que purificá-la com tabletes especiais, que podem não durar muito tempo", diz o projeto.

Os astronautas utilizarão um tubo de ensaio de 15 centímetros, que separa lúpulo, malte de cevada, levedura e água. Na Terra, o jovem que propôs o estudo fará o mesmo.

A agência americana, contudo, não permite o uso de álcool no espaço - é a primeira vez que uma bebida alcóolica estará na estação. "A Nasa é completamente contrária ao álcool, por uma perspectiva de segurança. Muitos dos nossos parceiros internacionais gostariam de permitir algum álcool a bordo da ISS, mas os diretores da Nasa se mantêm contrários", afirma Vickie Kloeris, gerente do Laboratório de Comidas Espaciais da agência espacial americana.

O procedimento de acoplagem da nave à ISS está previsto para ocorrer a partir das 9h (horário de Brasília) de domingo, com transmissão pelo site da Nasa.

Leia Também