Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

PREVFOGO

Nascentes do Taquari terão brigadas do Ibama para controlar focos de incêndio

9 DEZ 2010Por DA REDAÇÃO15h:58

Os municípios de Alcinópolis e Costa Rica, na região no noroeste de Mato Grosso do Sul e que abrigam as nascentes do Rio Taquari, vão pode contar com o apoio das brigadas de combate à incêndios florestais do Prevfogo do Ibama em 2011. A informação é de Davdi Lourenço, superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A idéia da superintendência do Ibama e do comando Estadual do Prevfogo, coordenado pelo Ibama MS é estender  a atuação da brigada para essa região que abriga o Parque Estadual das Nascentes do Taquari  além  de outras unidades de conservação.

O Prevfogo  quer  ter uma atuação abrangente no controle dos focos de incêndios no Estado, já que as queimadas  e desmatamentos respondem por cerca de 75% das emissões de CO2 na atmosfera feitas pelo Estado.

Em 2010 as cinco brigadas do Ibama localizadas em municípios dentro do Pantanal --em Corumbá, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho e Jateí combateram mais de 160 focos de incêndios florestais. No ano anterior esse número chegou a 31 combates. A maioria desses combates foram registrados pelas brigadas de Miranda e Aquidauana

Nestes dois municípios a primeira brigada indígena criada pelo Prevfogo no Estado se destacou ao registrar  mais de 106 relatos  e foram um componente decisivo no combate direto a incêndios florestais nas 13 comunidades indígenas que existem na região. Mais de 50% dos componentes das brigadas desses dois municípios são oriundos de comunidades indígenas da região que abriga inúmeras reservas e aldeias.

Os 89 brigadistas que foram selecionados pelo Ibama em 2010 não só combateram incêndios florestais mais também atuaram no trabalho preventivo e na educação ambiental nas suas área de abrangência. E em diversos momentos ao longo do ano esquadrões de brigadistas do Estado foram deslocados de suas bases de origem para combater  incêndios florestais na Amazônia Legal,no Tocantins e em Apuí no Acre. Também foram deslocados para apagar o incêndio que atingiu o Parque do Rio Negro no mês de outu

Até o momento o Prevfogo registra o total de 3819 focos de calor do início do ano até agora, cerca de mil focos a mais do que os registrados no ano de 2009 que ficou com 2762 focos de calor. A região de Corumbá continua na frente, concentrando  mais de 80% desses focos de calor.

Leia Também