CURIOSITY

Nasa remove tampa de câmera e Marte é visto em detalhes

Nasa remove tampa de câmera e Marte é visto em detalhes
11/09/2012 00:00 - terra


Cientistas da agência espacial americana (Nasa) removeram no sábado (8) a tampa da câmera Mahli, localizada na ponta do braço robótico do jipe Curiosity, e as novas imagens captadas desde domingo (9) em Marte mostram mais detalhes da superfície do planeta e do próprio veículo.

Na semana passada, o robô fez um autorretrato que serviu para verificar se a cobertura da lente estava totalmente livre de poeira e detritos, acumulados após a aterrissagem no dia 6 de agosto. Depois desse teste, foi possível usar a Mahli sem a proteção.

A imagem abaixo combina duas fotos tiradas no domingo. Ao fundo, aparece o Monte Sharp, que fica ao sul do equador marciano, próximo à Cratera Gale, e tem 5,5 km de altura.

O principal objetivo dessa câmera – uma das várias do Curiosity – é tirar fotos coloridas, em close e alta resolução. A Mahli é capaz de capturar qualquer objeto de 2,1 cm de distância ao infinito, de vários ângulos.

Nesta outra imagem, também feita no domingo, aparecem outras câmeras do jipe, chamadas Hazard Avoidance (Prevenção de Risco, em inglês), ou Hazcams.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".