Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, domingo, 18 de novembro de 2018

CURIOSITY

Nasa remove tampa de câmera e Marte é visto em detalhes

11 SET 2012Por terra00h:00

Cientistas da agência espacial americana (Nasa) removeram no sábado (8) a tampa da câmera Mahli, localizada na ponta do braço robótico do jipe Curiosity, e as novas imagens captadas desde domingo (9) em Marte mostram mais detalhes da superfície do planeta e do próprio veículo.

Na semana passada, o robô fez um autorretrato que serviu para verificar se a cobertura da lente estava totalmente livre de poeira e detritos, acumulados após a aterrissagem no dia 6 de agosto. Depois desse teste, foi possível usar a Mahli sem a proteção.

A imagem abaixo combina duas fotos tiradas no domingo. Ao fundo, aparece o Monte Sharp, que fica ao sul do equador marciano, próximo à Cratera Gale, e tem 5,5 km de altura.

O principal objetivo dessa câmera – uma das várias do Curiosity – é tirar fotos coloridas, em close e alta resolução. A Mahli é capaz de capturar qualquer objeto de 2,1 cm de distância ao infinito, de vários ângulos.

Nesta outra imagem, também feita no domingo, aparecem outras câmeras do jipe, chamadas Hazard Avoidance (Prevenção de Risco, em inglês), ou Hazcams.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também