Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ECOLOGIA

Nasa divulga imagem histórica que revela desmatamento na Amazônia

Nasa divulga imagem histórica que revela desmatamento na Amazônia
02/08/2012 00:00 - g1


A agência espacial americana Nasa divulgou em seu site imagens que revelam a gravidade do desmatamento no estado de Rondônia. Elas mostram a região de Ariquemes. A primeira é de 1975, quando a floresta ainda estava praticamente intacta. A segunda, de 2012, mostra a cobertura florestal tomada por desmatamento do tipo “espinha de peixe”, que consiste na abertura de estradas circundadas por mosaicos de áreas devastadas intercaladas com pequenos fragmentos florestais.

Como informa a agência espacial, esse tipo de derrubada é ainda mais prejudicial à biodiversidade do que se fosse uma grande área de derrubada, porque a floresta entrecortada fica mais seca e mais suscetível ao acesso de pessoas para caçar e extrair madeira. A Nasa publicou a imagem nesta terça (31) como um dos exemplos de contribuições memoráveis do satélite Landsat 1, cujo lançamento completa 40 anos em 2012. Graças a ele, é possível recuperar a história da devastação da região amazônica.

Felpuda


Alguns políticos estão se aproveitando deste momento preocupante de pandemia para sugerir projetos oportunistas que, em alguns casos, são de resultados extremamente duvidosos. O mais interessante – para não dizer outra coisa – é que se for analisado o desempenho normal dessas figuras, verifica-se que essa preocupação toda nunca esteve no topo das suas prioridades. Ano eleitoral é assim mesmo. Lamentável!