Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

Campo Grande

Na véspera do fim do prazo, nem 50% das gestantes estão vacinadas

26 MAI 2011Por EVELIN ARAUJO10h:02

Amanhã é o último dia de vacinação contra a gripe no Estado, prazo que foi prorrogado no dia 20 deste mês. A maior preocupação é em relação as gestantes e indígenas, cujos índices de imunuzação não chegaram a 50% ainda. Entre gestantes, segundo o último boletim divulgado no dia 19, 45,3% estão imunizadas em Campo Grande, ou seja, 5.249 de um total de 11.416 mulheres. Indígenas imunizados são 41,58%, de um total de 3.213.  

A meta é vacinar 113 mil pessoas em Campo Grande mas 87 mil pessoas foram imunizadas até o dia 19 deste mês. 

"As gestantes acham que devem marcar consulta com o médico delas antes de se vacinarem, por isso não se imunizam. Esse é o medo e, por isso, o índice está abaixo de 50%. A vacina não dá reação e não causa nenhum problema para a mãe ou para o bebê", garante a gerente técnica do serviço de imunização da Sesau,  Cássia Tiemi Canaoka.

De acordo com dados do site do Sistema Nacional de Imunizações, desatualizado desde o dia 13 de maio para o Mato Grosso do Sul e para Campo Grande, até aquele dia 5.222 gestantes se imunizaram contra 5.249 no dia 19 de maio, ou seja, em uma semana apenas 27 gestantes na Capital procuraram os postos de saúde.

A secretaria de saúde do município vai divulgar hoje, às 18h, um novo balanço sobre a imunuzação para, somente depois de averiguar esses novos dados, decidir se a campanha será prorrogada por uma terceira vez. 

Em entrevista ao Bom Dia Mega Notícias – Mega 94 FM o secretário-adjunto de Saúde, Eugênio Barros, disse que mesmo sem campanha de vacinação, a imunização irá continuar enquanto durarem os estoques. 

Leia Também