Sábado, 17 de Fevereiro de 2018

IBGE

Na reta final do Censo, coleta encerrou-se em 55 municípios de MS

23 OUT 2010Por anahi zurutuza01h:35

Coleta de dados para o Censo 2010 entra na reta final e, em Mato Grosso do Sul, o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) já concluiu o trabalho em 55 dos 78 municípios do Estado. Faltam oito dias — a pesquisa termina no dia 31 de outubro — para que recenseadores consigam visitar 26 mil domicílios em 23 cidades do Estado.

Apesar do prazo para encerrar o levantamento estar “apertado”, em alguns municípios o índice de domicílios recenseados ainda não chegou a 90%. É o caso de Coronel Sapucaia onde 83% dos imóveis habitados foram visitados, Porto Murtinho (85%) e Selvíria (85%).
De acordo com a coordenadora de comissões censitárias e do setor de disseminação de informações do IBGE, Isabel de Paula Costa, a explicação para os baixos índices variam caso a caso. “Mas, a maior parte do municípios onde ainda falta domicílios para visitar é porque as residências, em sua maioria, estão na área rural. Ou, pode estar acontecendo o mesmo que acontece com Campo Grande, onde vários imóveis estavam fechados na primeira visita do recenseador”.

Em Selvíria e ainda Santa Rita do Pardo e Figueirão, a quantidade de habitantes contabilizados também não chegou a 90% do que era estimado pelo IBGE. Nestes casos, segundo Isabel, a explicação pode ser que a população não cresceu o que era esperado. Contudo, ela ressalta que constatações do tipo só poderão ser feitas com precisão  com base do resultado final do Censo 2010.

Até agora, segundo o IBGE, foram recenseados 733,7 mil domicílios de MS. O Estado tem contabilizados, até ontem, 2.358.919 habitantes.

Mutirões

Para conseguir concluir o levantamento, recenseadores estão organizados em mutirões. Em Campo Grande, funcionários do IBGE “correm contra o tempo” para conseguir visitar cerca de 15 mil residências que estavam fechadas na tentativas anteriores de fazer a pesquisa. “Vamos, nesta última semana, ir três, quatro, cinco vezes, se necessário, ao domicílio fechado, para tentar encontrar o morador. E, sempre a gente deixa uma carta pedindo que a pessoa entre em contato com a gente para agendar a visita no melhor horário para ela”, explica Isabel.

Para agendar a visita do recenseador, basta entrar em contato com o IBGE pelo telefone 3320-4219 ou ir até o posto de atendimento do órgão, que fica na Rua Barão do Rio Branco, 1.431, no centro da Capital. Para o interior, a recomendação é que quem ainda não foi recenseado procure o posto de coleta do IBGE mais próximo.

Leia Também