quinta, 19 de julho de 2018

tecnologia

Murdoch lança primeiro jornal de circulação nacional feito para iPad

3 FEV 2011Por R700h:59

A News Corp, conglomerado de mídia do magnata Rupert Murdoch, lançou hoje em Nova Iorque o The Daily, primeiro veículo de circulação nacional dos EUA feito exclusivamente para o iPad. O aplicativo para acessar The Daily já pode ser baixado na App Store. A assinatura custa 14 centavos de dólar por dia e é comercializada em período semanal ou anual.

"Nossas ambições são grandes e os custos baixos. Gastamos apenas meio milhão de dólares por semana. Será revolucionário quando envolver grandes cifras", disse Murdoch no lançamento.

O projeto começou há seis meses e a produção de noticiário, há seis semanas. The Daily se propõe a ser um misto de jornal online e revista eletrônica, com elementos típicos da Internet, como imagens em 360º, vídeos em alta definição, gráficos interativos, e aplicativos, explorando as características do tablet da Apple, como o movimento de pinça para ampliar e reduzir imagens, e a mudança de orientação da página (horizontal e vertical) ao se mudar a posição do dispositivo.

"Novos tempos exigem um novo jornalismo. Os novos aparelhos exigem serviços criados especialmente para ele. Queremos combinar o melhor jornalismo com as novas tecnologias, inovações impensáveis para a imprensa ou a TV. O iPad exige que reinventemos nosso ofício. Temos que tornar a indústria da notícia viável novamente", disse Murdoch, um dos maiores defensores da cobrança de conteúdo na Internet.

"As pessoas gastam de 35 a 40 minutos por sessão no iPad. Isso não é pouco. Por isso precisamos fazer um produto imersivo e atraente. Não gosto de sites que mudam tudo a cada 5 minutos", disse o editor Jesse Angelo sobre a linha editorial do Daily.

Murdoch ressaltou que se trata de um produto novo, não apenas a versão digital de algo já existente. Atento à concorrência dos tablets Android, Murdoch afirmou que The Daily poderá ganhar versões para essas plataformas, mas pelo menos por um ano será exclusivo do iPad.

Leia Também