Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Mudanças do IPI no semestre tiveram efeito neutro

Mudanças do IPI no semestre tiveram efeito neutro
08/07/2009 14:52 -


     

         

As medidas relativas à alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) adotadas pelo governo federal no primeiro semestre deste ano tiveram efeito praticamente neutro na inflação do período medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo levantamento, os efeitos da redução do tributo nos eletrodomésticos (fogões, geladeiras e lavadoras) e automóveis foram compensados, por outro lado, pela elevação das alíquotas sobre cigarros e bebidas.

Nos seis primeiros meses de 2009, o recuo do IPI gerou uma queda nos preços de automóveis novos, usados e eletrodomésticos.

        Com informações da Agência Estado

Felpuda


Malfeitos que teriam sido praticados em tempos não tão remotos podem ser a pedra no caminho de pré-candidatura que está sendo costurada. As conversas ainda estão nas “ondas da rádio-peão”, mas, com a proximidade da campanha eleitoral, há quem diga que isso se tornará uma tremenda dor de cabeça para quem vai enfrentar as urnas. Pior:  o dito não seria culpado direto, mas sim a sua...  Bem, deixa rolar para ver onde vai parar.