Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

MS tem 279 fazendas habilitadas para vender carne bovina à União Europeia

9 SET 10 - 13h:00
     

Dados do Serviço de Saúde Animal da Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (08), revelam um aumento de aproximadamente 336% no número de propriedades habilitadas a exportar carne bovina para a União Europeia, em relação ao mesmo período do ano passado. O Estado possui atualmente 279 propriedades aprovadas na Lista Traces, distribuídas geograficamente em 64 municípios. O rebanho bovino sul-mato-grossense, rastreado para o mercado europeu, conforme dados do Serviço Brasileiro de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov/Eras), aproxima-se de 650 mil cabeças, um aumento de 600 % em relação ao mês de agosto de 2009.

Segundo o Fiscal Federal Agropecuário, Orasil R. Bandini, do Serviço da Saúde Animal da SFA/MS as auditorias nas propriedades cadastradas no SISBOV estão sendo realizadas por sete equipes de fiscais da SFA/MS, em conjunto com a IAGRO/MS, que trabalham em sistema de rodízio. Para Bandini, o novo SISBOV só entrará em vigor após a unificação dos bancos de dados do SIGSIF, SISBOV e da GTA Eletrônica. Após esse processo, será implantado um projeto piloto em propriedades rurais habilitadas à exportação e em frigoríficos e só depois os técnicos da União Européia auditarão esse novo sistema para avaliar sua eficácia.

Com a recuperação do status de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), solicitou à União Européia, através de nota emitida no mês de dezembro de 2008 a inclusão do Mato Grosso do Sul como área habilitada à exportar carne in natura para o bloco europeu. Dados do SIGSIF confirmam que atualmente oito estabelecimentos frigoríficos do Estado permanecem ativos e habilitados a exportar carne bovina para a União Européia.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Três pessoas morreram em queda de avião em Belo Horizonte
ACIDENTE AÉREO

Três pessoas morreram em queda de avião em Belo Horizonte

EM RAZÃO DOS PROTESTOS

Voos que sairiam do Brasil para Santiago estão sendo cancelados

Consumidor pode cancelar pacotes sem ônus ou multas
DEMITIDO DO GOVERNO

Marcos Cintra é chamado para reestruturar o PSL

Cintra foi demitido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes
Chuva não dá trégua e cerca de parque não foi reparada; animais já andam pela via
TEMPORAL

Chuva não dá trégua e cerca de parque não foi reparada; animais já andam pela via

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião