Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, terça, 20 de novembro de 2018

Ideb

MS supera metas, mas diferença entre redes de ensino é grande

15 AGO 2012Por Gabriel Maymone08h:10

Mato Grosso do Sul superou as metas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas por escolas públicas e privadas tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.

De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado ontem (14), o Estado alcançou nota de 5,1 no primeiro ciclo do fundamental (de 1º a 5º ano) em 2011, superando a meta de 4,4. Já pra o segundo ciclo do fundamental (do 5º ao 9º ano), o índice ficou em 4,0, um pouco acima do estipulado, que era de 3,8. No ensino médio, MS registrou índice de 3,8, superando, também, a meta de 3,6.

Redes de ensino

As escolas da rede privada de ensino obtiveram desempenho superior em relação às escolas da rede pública no Estado. Segundo o Ideb, o índice para o primeiro ciclo do ensino fundamental ficou em 6,9 na rede privada e em 5,0 na pública. No segundo ciclo do fundamental, a diferença ainda é grande. Enquanto que a rede privada ficou com 6,1 a pública registrou índice de 3,8.

Para o ensino médio apenas a rede privada obteve índices, que ficaram em 5,5 no Estado.

Como é medido

O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também