quinta, 19 de julho de 2018

RURAL

MS participa de Congresso Mundial da Carne na Argentina

1 OUT 2010Por 21h:45

DA REDAÇÃO

Representantes de Mato Grosso do Sul participaram do Congresso Mundial da Carne, realizado nos dias 26 e 29 do último mês em Buenos Aires, na Argentina.

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e uma comissão liderada pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) representaram a pecuária do Estado no evento.

O resultado, segundo a diretora da Iagro, Cristina Carrijo, foi positivo por conta da ampla discussão sobre toda a cadeia produtiva da carne. “Foram abordados temas como a qualidade, produção, sanidade animal e comercialização”.

Preocupação acerca da sustentabilidade num período de renovação do mercado da carne foi inclusive o mote do Congresso. Mato Grosso do Sul ocupa uma posição de destaque porque tem grande volume de animais, carne com qualidade e preço competitivo. “Um dos grandes desafios, porém, é conquistar a colaboração de todos os envolvidos nesse processo para que haja responsabilidade com as questões sanitárias. A conscientização é a única forma de garantir pleno acesso a esse mercado que está de portas abertas para nossa carne”, finaliza Carrijo.

Representantes de países do Mercosul, da Europa, dos Estados Unidos e da China estiveram presentes no Congresso Mundial da Carne.

Campo Grande sedia próxima edição

Após o empenho e articulação da comissão liderada pela Famasul no congresso, Campo Grande sediará no ano que vem a próxima edição do evento, que é um dos mais representativos do segmento da carne no mundo.

De acordo com a assessoria de comunicação da Famasul, o encontro acontecerá no mês de junho de 2011 e será denominado Congresso Intermediário da Carne, uma vez que a edição internacional acontece em intervalos de dois anos.

Oportunidade que servirá de vitrine para o terceiro maior rebanho do País, formado por 22,5 milhões de cabeças de gado, que se tornou referência por meio de iniciativas como o programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte.

Leia Também