8º NO RANKING

MS exporta <br>63 mil toneladas de frango

MS exporta <br>63 mil toneladas de frango
29/08/2012 08:30 - Da redação


Com 63 mil toneladas de carne de frango exportadas no período de janeiro a julho desse ano e uma receita de US$ 141 milhões de dólares, Mato Grosso do Sul mantém, a exemplo de 2011, a posição de oitavo lugar no ranking nacional de exportação de aves. No mesmo período do ano passado, o Estado embarcou 70 mil toneladas, o que gerou uma receita de US$ 180 milhões de dólares. Os números representam uma queda de 10% em relação ao volume e de 21% em relação ao valor negociado.

No Brasil, o líder de exportação do produto é o Paraná, seguindo por Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Podemos melhorar nossa posição com a liberação de compra por parte do Chile. Esperamos ter resultados mais significativos nos próximos meses”, analisa a economista e assessora técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Adriana Mascarenhas.

Na data em que se comemora o Dia da Avicultura (28 de agosto), o setor ainda amarga o aumento no custo de produção, com a alta de 15,7% ocasionada, principalmente, pela valorização do farelo de soja e milho, utilizados na ração. A mão de obra também pesou no bolso dos avicultores sul-mato-grossenses, com o reajuste de 7% sobre o piso salarial, válido desde julho desse ano.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".