Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AGROPECUÁRIA E FLORESTA

MS apresenta integração na Rio+20

MS apresenta integração na Rio+20
19/06/2012 00:00 - MICHELLE ROSSI


A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, em curso no Rio de Janeiro (RJ) até o dia 22 deste mês, recebeu a apresentação de projetos de ponta desenvolvidos em Mato Grosso do Sul, liderados pela Embrapa Gado de Corte de Campo Grande, que agregam em um mesmo meio, plantio de floresta, produção de grãos e ainda pecuária. O sistema Integrado Lavoura/Pecuária/Floresta (ILPF) é responsável por otimizar a produção utilizando uma mesma área. Além disso, conseguiu capturar 47 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) – elemento considerado vilão da poluição atmosférica e causador do efeito estufa - em quatro anos.

O sistema integrado não é nenhuma novidade no Brasil e no mundo, dizem os pesquisadores, a grande questão é o desenvolvimento de técnicas que potencializam o rodízio de culturas e de gado de corte. “Essa é uma ferramenta bastante utilizada, mas não é simples assim plantar floresta em lugar onde era pasto, ou ainda acrescentar no rodízio um sistema de plantio de grãos. O que temos feito é aumentar a eficiência das atividades integradas em um mesmo meio”, explica a pesquisadora doutora da Embrapa Gado de Corte, Fabiana Vila Alves.

Leia mais no jornal Correio do Estado.

Felpuda


Malfeitos que teriam sido praticados em tempos não tão remotos podem ser a pedra no caminho de pré-candidatura que está sendo costurada. As conversas ainda estão nas “ondas da rádio-peão”, mas, com a proximidade da campanha eleitoral, há quem diga que isso se tornará uma tremenda dor de cabeça para quem vai enfrentar as urnas. Pior:  o dito não seria culpado direto, mas sim a sua...  Bem, deixa rolar para ver onde vai parar.