Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MEIO AMBIENTE

MPF exige providências dentro de <br>30 dias para preservar lençol freático

MPF exige providências dentro de <br>30 dias para preservar lençol freático
27/01/2014 17:00 - DA REDAÇÃO


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPF/MS) quer que o Município de Campo Grande tome providências com relação aos poços subterrâneos, no prazo de 30 dias. Segundo a recomendação, assinada pela promotora de Justiça Andréia Cristina Peres da Silva, o Município deve apresentar um cronograma para fiscalizar os imóveis do perímetro urbano, a fim de identificar aqueles que possuem rede pública de abastecimento de água tratada e utilizam sistema alternativo de captação de água subterrânea, adotando, caso sejam constatadas irregularidades, as providências administrativas e judiciais pertinentes.

Além disso, quando for constatada a existência de poços de captação de água subterrânea, ou outro qualquer outro sistema alternativo existente, em locais servidos pela rede pública de abastecimento, a prefeitura deve exigir a análise e avaliação da água proveniente desse sistema, para verificar a existência de contaminação dos mananciais e exigir descontaminação da água ou do solo, em caso de poluição.

O MPF/MS pede ainda o encerramento dos poços de captação de água subterrânea daqueles imóveis que são servidos pela rede pública de abastecimento. O Município ainda deve adotar providências administrativas e judiciais para tamponamento definitivo e encerramento ambiental adequado de quaisquer sistemas alternativos de captação de água subterrânea (poços), onde houver rede pública de abastecimento.

Felpuda


Acontecimentos policiais de grande repercussão deverão refletir seriamente na jornada de uns e de outros. Os cortes nos “tentáculos do polvo” os deixaram sem respaldo para enfrentar a maratona que há tempos participam, e com sucesso. Ao mesmo tempo que ficaram sem o aconchego financeiro, afastaram-se do abraço, até então muito amigo, preocupados com o ditado popular que afirma:  “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”.