Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

TECNOLOGIA

Mozilla quer levar a web para celulares comuns

26 JUL 12 - 18h:00TERRA

O Brasil será o primeiro mercado mundial a receber, a partir do ano que vem, a plataforma móvel open source da Fundação Mozilla, responsável pelo navegador Firefox. Segundo o evangelista principal da fundação, Christian Heilmann, o Brasil foi escolhido porque existe aqui um mercado atrativo para celulares mais baratos com acesso à internet. "O que nós queremos é trazer a web para celulares comuns", afirmou. O evangelista demonstrou nesta quinta-feira, no 13º Fórum Internacional Software Livre (fisl13), em Porto Alegre, novidades da plataforma para os desenvolvedores que quiserem desenvolver aplicativos para a plataforma da Mozilla, que tem o codinome Boot to Gecko e foi recentemente rebatizada para Firefox OS.

Para o evangelista, o trabalho da Mozilla não é vender telefones nem derrotar Android e iPhone. Ele afirma que algumas fabricantes já mostraram interesse na plataforma - mas não disse quais. "Queremos usar o Boot to Gecko para trazer interação. Na África, eles fazem tudo por telefone, eles só querem conectividade. Se você vê a quantidade de pessoas que depende da internet para aprender coisas novas, não acho justo que as pessoas precisem ser ricas para ter um telefone com conexão à internet", disse. A ideia da plataforma é toda baseada em HTML 5. Basicamente, ao usar a plataforma da web como sistema operacional, o sistema transformará os chamados "feature phones", os telefones mais básicos, em smartphones. Além disso, em vez de rodar aplicativos fechados como acontece com Android e iPhone, os aparelhos com Firefox OS rodarão aplicativos da própria web. "Parece um aplicativo verdadeiro, mas roda dentro do navegador e o usuário nem se dá conta disso", afirmou Heilmann. "Todos que podem desenvolver conteúdo para web pode desenvolver para o Boot to Gecko", disse.

"Se você pensar na interface escrita em HTML 5, ainda pode fazer muito mais coisas que não dá pra fazer em outros lugares. Usando o Firefox OS, os fabricantes podem criar, por exemplo, um telefone com apenas três botões: um para ligar para a mãe, outro para a escola e uma outra opção", disse. Além disso, a plataforma é tão flexível que, segundo ele, pode rodar em outros dispositivos no futuro, como set top boxes e consoles de videogames. "Mas agora nós estamos mais interessados em garantir a conectividade no celular", afirmou.
A plataforma tem uma interface bastante intuitiva e parecida com a dos smartphones atuais. O Firefox OS tem suporte a recursos como multitoque, tela cheia e orientação de tela. Além disso, a plataforma foi construída para dar suporte à tecnologia NFC (Near Field Communication), de conectividade por contato, que permite, por exemplo, o pagamento pelo celular.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Vasco entra no STJD com pedido de impugnação do jogo contra o Grêmio no Sul
BRASILEIRÃO

Vasco entra no STJD com pedido para impugnar partida

PRESIDENTE DA CCJ

Proposta sobre pacto federativo começará no Senado, diz Simone

Em início de noite violenta, duas pessoas são assassinadas
DOURADOS

Em início de noite violenta, duas pessoas são assassinadas

ECONOMIA

Em menos de 5 anos, País terá de voltar a discutir capitalização, diz secretário

Mais Lidas