quarta, 18 de julho de 2018

ÔNIBUS

Movimento organiza 'tuitaço' contra aumento da passagem em SP

28 JAN 2011Por FOLHA ONLINE11h:34

O MPL (Movimento Passe Livre) organiza nesta sexta-feira uma mobilização pelo microblog Twitter contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo, que passou de R$ 2,70 para R$ 3 no último dia 5 --aumento de 11%.

Às 12h, a hashtag #contraoaumento era a primeira nos trending topics Brasil --ranking dos assuntos citados no microblog no país.

Para efeito de comparação com o aumento da tarifa (11%), a inflação em 2010 na cidade foi de 5,83%, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Protestos

O MPL já organizou quatro atos nas duas últimas semanas contra o aumento da passagem de ônibus na cidade. O último deles aconteceu ontem e teve 3.500 manifestantes, de acordo com a Polícia Militar.

Houve protesto também no dia do aniversário da cidade de São Paulo (25), durante a reabertura da biblioteca Mário de Andrade.

No dia 20, entre 3.000 e 3.500 pessoas participaram de uma passeata na avenida Paulista (região central de São Paulo).

No dia 13, outro protesto terminou em confronto com a Polícia Militar na praça da República. Houve discussão, um manifestante acabou detido, e em seguida teve início um tumulto generalizado. Policiais usaram munições de borracha e spray de pimenta contra os manifestantes, que revidaram jogando pedras e garrafas.

Leia Também