Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

hi-tech

Movimento dos olhos já pode comandar computador

3 MAR 2011Por vida digital14h:18

A companhia sueca Tobii apresentou nesta quarta-feira, na feira de tecnologia CeBIT, em Hannover, na Alemanha, o primeiro notebook controlado pelo movimento dos olhos do usuário. O protótipo foi desenvolvido em parceria com o fabricante Lonovo.

Duas câmeras instaladas entre o teclado e o monitor registram o movimento das pupilas do usuário e mapeiam os pontos da tela em que elas se focam. A tecnologia reconhece os movimentos oculares e os transforma em comandos para os programas, substituindo as ações do mouse. O sistema também pode transformar em comandos ações como o abrir e fechar dos olhos em intervalos específicos.

"Isso torna o uso do notebook mais eficiente", garante Barbara Barclav, gerente da Tobii nos Estados Unidos. Foram produzidas apenas vinte unidades do notebook, mas a empresa espera obter investimentos para levar o novo recurso para o mercado em poucos anos. A tecnologia, batizada eye-tracking, já é usada em outros sistemas, como o de reconhecimento de imagens 3D sem a necessidade do uso de óculos especiais.

Leia Também