Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Mourinho se consagra, conquista o bi e bate recorde

22 MAI 10 - 18h:45
     

        Da redação

        José Mourinho se tornou o terceiro treinador da história, e o mais jovem, a conquistar duas Ligas dos Campeões da Europa por clubes diferentes. O português, 47 anos, havia vencido com o Porto em 2004 e igualou os feitos de Ottmar Hitzfeld e Ernst Happel neste sábado. O primeiro foi campeão por Borussia Dortmund em 1997 e Bayern de Munique em 2001, quando tinha 53 anos, enquanto o segundo conquistou o título por Feyenoord em 1970 e 1983 pelo Hamburgo, quando a idade apontava quase 58.

        Mourinho ainda fez história ao conquistar a primeira tríplice coroa de um clube italiano em todos os tempos - venceu na mesma temporada o Campeonato Italiano, a Copa da Itália e a Liga dos Campeões. Apenas cinco clubes alcançaram esse feito até hoje: o escocês Celtic, em 1967, os holandeses Ajax, em 1972, e PSV Eindhoven, em 1988, o inglês Manchester United, em 1999, e o espanhol Barcelona, em 2009.

        O treinador se firmou de vez como um dos maiores do mundo e atingiu o considerável feito de ter conquistado 17 títulos em apenas oito anos (2002-2010) por Chelsea, Porto e agora Inter de Milão.

        O português é filho de ex-goleiro e foi um jogador de futebol fracassado, com passagens por Rio Ave e Belenenses. Virou preparador físico do Estrela Amadora e do Vitória de Setúbal nos anos 90 até virar tradutor do técnico inglês Bobby Robson no Sporting Lisboa, onde rapidamente se tornou auxiliar. Mudou-se com Robson para o Porto e, mais tarde, para o Barcelona.

        Depois da saída do inglês da Catalunha, permaneceu na comissão técnica com a chegada de Van Gaal até virar treinador do Benfica, no ano 2000, onde passou apenas nove jogos. Em seguida, assumiu o União Leiria até 2002, quando finalmente chegou ao Porto. Lá, conquistou dois Campeonatos Portugueses, uma Copa de Portugal, uma Supercopa Portuguesa, uma Copa da Uefa e a Liga dos Campeões de 2003/2004, feito que o clube não atingia desde 1987.

        Assumiu o Chelsea em 2004 e permaneceu em Londres até 2008, onde venceu dois Campeonatos Ingleses, uma Copa da Inglaterra, duas Copas da Liga Inglesa e uma Supercopa do país. Saiu do time londrino depois de seguidas eliminações na Liga dos Campeões e chegou a Milão em junho de 2008.

        No clube interista, conquistou a Supercopa Italiana de 2008, os italianos de 2009 e 2010, a Copa da Itália deste mesmo ano e agora a Liga dos Campeões, feito que o time milanês não alcançava desde 1965.

        Mourinho agora tem seu nome cogitado para assumir o Real Madrid na próxima temporada, mas as negociações, por enquanto, não passam de especulações. O treinador deve anunciar seu futuro nos próximos dias. (Do Terra)

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

Raquel Dodge apela a Toffoli contra suspensão de investigações com dados do Coaf

CONTAS ATIVAS E INATIVAS

'Todo ano vai ter', diz Guedes sobre liberação de saques do FGTS

OPERAÇÃO SPOOFING

PF detém quatro suspeitos de invadir telefone de Sergio Moro

Ônibus escolar que saiu de MS é apreendido com maconha no PR
QUASE UMA TONELADA

Ônibus escolar que saiu de MS é apreendido com maconha

Mais Lidas