Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

Federação Internacional

Mourinho eleito melhor técnico da temporada

3 JAN 2011Por Gazeta Esportiva14h:18

O técnico José Mourinho foi eleito o melhor técnico do mundo em 2010 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Para conquistar a honraria, o português, que atualmente dirige o Real Madrid, teve como principal mérito a campanha realizada com a Inter de Milão no primeiro semestre, quando conquistou a Tríplice Coroa (Copa dos Campeões da Europa, Campeonato Italiano e Copa da Itália). Entre os brasileiros, Celso Roth foi lembrado pelo título do Internacional na Copa Libertadores da América, e ficou na oitava posição.

A disputa principal na eleição resultou em um clássico entre Real Madrid e Barcelona fora dos gramados. O técnico blaugrana, Pep Guardiola, que conquistou o troféu em 2009, foi o único que ameaçou o título de Mourinho, conseguindo 188 pontos. Entretanto, o triunfo do português ocorreu com boa vantagem, com 294 pontos.

Na sequência do ranking, o holandês Louis Van Gaal, que comandou o Bayern de Munique no vice-campeonato da Copa dos Campeões da Europa, ficou em terceiro (75 pontos), o espanhol Quique Sánchez Flores, que esteve á frente do Atlético de Madri na conquista da Liga Europa, ficou em quarto (46 pontos), e Carlo Ancelotti, campeão inglês com o Chelsea, garantiu a quinta colocação (41 pontos).

O brasileiro Celso Roth, que chegou ao Internacional antes das semifinais da Copa Libertadores da América, e acabou conquistando o bicampeonato com a equipe colorada, ficou com 24 pontos, mesmo depois da decepção ocorrida no Mundial de Clubes de Dubai, no qual o Inter perdeu a semifinal para o modesto Mazembe, do Congo, por 2 a 0, e terminou a competição em um incômodo terceiro lugar.

Na próxima segunda-feira, a Fifa elegerá pela primeira vez o melhor técnico de uma temporada. No troféu recém-instituído pela entidade, José Mourinho e Pep Guardiola também estão na disputa, mas o favorito para levar a estatueta de treinador de 2010 é Vicente Del Bosque, técnico da Espanha na conquista da Copa do Mundo da África do Sul. A premiação será realizada em Zurique, e terá como principal atração a Bola de Ouro, que será dada para o melhor jogador de 2010. Nesse quesito, estão na disputa os meias Xavi e Iniesta e o atacante Lionel Messi, todos do Barcelona.

Leia Também