Motorista ignora sinalização e causa tragédia na 163
24 MAR 10 - 07h:11
O trabalhador Adão Domingues,
35 anos, morreu
atropelado na tarde de ontem
quando fazia serviços de reparos
na pavimentação da
BR-163, em Coxim, município
que fica a 266 quilômetros de
Campo Grande. Os colegas de
Adão, Antônio de Jesus, Osmar
Bitencourt e Rafael de Oliveira,
também foram atropelados
e ficaram feridos.
Os operários foram colhidos
pela Scania com placa de
Campo Grande, conduzida
por Emerson Gonçalves Borges,
25 anos. De acordo com
a Polícia Rodoviária Federal
(PRF), a carreta seguia no sentido
Cuiabá/Campo Grande e
não parou na fila formada
por veículos que aguardavam
liberação da pista. O motorista
seguiu pela contramão,
onde outros automóveis trafegavam.
Ao tentar ultrapassar
a Mercedes-Benz, de placa de
Cascavel, Paraná, colidiu com
o veículo, atropelou dois operários
e ainda bateu em uma
máquina usada no trabalho
de manutenção da rodovia,
que era pilotada por um dos
feridos.
Emerson Borges declarou
ao repórter Sidney Assis que o
veículo que conduzia perdeu o
freio e por isso não parou na
fila. Testemunhas contaram
ao repórter que a Scania estava
em alta velocidade e muitos
operários correram e outros
se jogaram para não ser atropelados.
Cerca de 30 homens
trabalhavam na obra, que estava
muito bem sinalizada.
Adão morreu no local.
Os outros três trabalhadores
foram encaminhados ao
Hospital Regional de Coxim.
O estado de saúde mais grave é o de Antônio de Jesus, que
estava na máquina. O motorista
que causou o acidente
ficou uma hora preso nas
ferragens, quebrou uma das
pernas e também foi levado
para o hospital do município.
O condutor da Mercedes-Benz
saiu ileso.
Segundo a PRF, após receber
alta, Emerson Borges será
encaminhado à Polícia Civil,
procedimento comum a todo
autor de acidente com morte.
Devido ao atropelamento, a
rodovia ficou interditada nos
dois sentidos, pelo menos até
o início da noite. O congestionamento
chegou a cerca de 15
quilômetros, nos dois sentidos
da via.
Obras
Conforme a PRF, as obras
de manutenção na rodovia
são feitas por empresa terceirizada
pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura e
Transporte (Dnit). É de responsabilidade
da empreiteira
a sinalização de que há obras
na pista, com cones, placas e
os chamados “bandeirinhas”.